sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Le Classique – Paris Saint-Germain x Olympique de Marselha



Um dos maiores clássicos do futebol francês ganhara um novo capítulo neste domingo (7). Paris Saint-Germain e Olympique de Marselha protagonizam uma das maiores rivalidades da Europa e, a julgar pelas belas campanhas na temporada até o momento, Le Classique, como é chamado o jogo, reserva maiores emoções para os amantes do futebol.

Historicamente, o clássico ganhou maiores dimensões no final da década de 1980 e início da de 1990. O Marselha, clube fundado em 1899, passou a investir pesado neste período e se tornava na maior potência francesa, enquanto o Paris SG, fundado em 1970, era um jovem clube promissor, apoiado pelo canal francês Canal + e era quem poderia tirar as glórias do OM.

O primeiro grande clássico e, talvez o maior deles, aconteceu em 5 de maio de 1989. Ambas as equipes chegaram à última rodada da Ligue 1 com 70 pontos e decidiram o título no confronto direto, no Estádio Vélodrome. O que caminhava para um dramático empate sem gols mudou aos 92’, com o gol da vitória, e do título Marselhano, de Franck Sauzée.

Com o decorrer dos anos, a rivalidade ia aumentando e, com isso, infelizes confrontos entre as torcidas também. O jogo mais violento ocorreu em 11 de abril de 1995, quando 146 “torcedores” foram detidos e 46 policiais foram feridos.

O PSG também teve vitórias históricas no clássico. Em 2004, o time parisiense conseguiu virar uma partida que estava 2 a 0 para o rival em Marselha e, com um show do português Pedro Miguel Pauleta, saiu de campo com um 3 a 2 a favor. Em 29 de abril de 2006, as duas equipes decidiram a Copa da França no Stade de France com mais de 76 mil pessoas – maior público da história do clássico. O OM era extremamente favorito, com uma equipe sólida e talentosa (Barthez, Ribéry e Nasri estavam no time), enquanto o Paris lutava contra o rebaixamento na Ligue 1 e vivia tempos de crise. Mas, liderados pelo capitão Pauleta, os parisienses fizeram uma partida memorável e venceram por 2 a 1, conquistando a taça.



A expectativa para o próximo Le Classique é que a rivalidade fique apenas dentro de campo e que as equipes façam a partida que todos nós esperamos e estamos acostumados a ver neste duelo.

Números históricos

Partidas: 78       Vitórias do OM: 31           Empates: 19       Vitória do PSG: 28
                               Gols do OM: 103                                             Gols do PSG: 94

Maior artilheiro: Pedro Miguel Pauleta (PSG) – 6 gols em 12 jogos

Maior público: 29 de abril de 2006 – Stade de France – OM 1x2 PSG
Gols de Kalou (6’) e Dhorasoo (49’) para o PSG; Maoulida (67’) para o OM

Maior tabu: 9 jogos (8 vitórias e 1 empate) para o PSG de 26 de outubro de 2002 (PSG 3x0 OM) até 2 de abril de 2005 (1x1)


0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Affiliate Network Reviews