quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Pré-análise do PSG temporada 2012/2013




Começa neste sábado (11) a caminhada do Paris Saint-Germain rumo ao terceiro campeonato francês. Com bastante dinheiro na conta, vindos do xeque Nasser Al-Khelaïfi, o PSG foi quem mais gastou não só na França, mas no continente europeu inteiro. Thiago Silva, Ibrahimovic, Lucas, Lavezzi e Verrati somaram juntos cerca de € 155 milhões aos cofres do bilionário do Catar. Tudo isso para elevar o nome Tricolor por todo o mundo. Mas para ganhar a Europa, o Paris precisa vencer a França primeiro, algo que não ocorre desde 1994.

Esquema tático

O 4-3-3 (ou 4-2-3-1) "torto" de Ancelotti
Ancelotti sempre foi adepto ao 4-3-2-1. Foi assim que construiu o supertime do AC Milan em 2007, apoiado nos talentos de Pirlo, Seedorf e de um espetacular Kaká. No PSG, a ideia pode se repetir. Mas algo diferente vem acontecendo nos amistosos de pré-temporada. O Paris vem jogando em um 4-3-3 "torto", esquema bem parecido ao preferido de Ancelotti, a não ser pelo fato de os dois jogadores da terceira linha atuarem como pontas ao invés de meia-atacantes. Com isso, abrem espaço para os volantes armarem e é aí que Pastore entra. O argentino vem atuando como volante pela esquerda, muito distante da frente. Assim, o time ganha bastante na saída de bola - além do que Pastore vem fazendo um bom trabalho na marcação, com dedicação. Mas perde na qualidade ao ataque. Pode ser algo que Ancelotti mude no futuro, mas por enquanto é este o esquema.



Defesa

Sirigu e Douchez são dois goleiros muito bons, estão entre os melhores da França. Nas laterais, Jallet e Tiené não convencem totalmente o torcedor, mas são opções razoavelmente boas, principalmente em termos de França. Quanto a Europa, tenho minhas dúvidas. Maxwell ainda não jogou o que se espera e pode atuar até como um terceiro volante no esquema. Bisevac, como lateral-direito reserva, é fraquíssimo. O miolo de zaga é invejável, com Diego Lugano, Alex, Sakho e o melhor do mundo, Thiago Silva. Opções de sobra para corrigir os defeitos da temporada passada.

Meio


Verratti é uma joia a ser lapidada. Marca bem, distribui, tem habilidade e um domínio de bola que é impressionante, mas deve demorar a se destacar na Ligue 1, até por vir de uma segunda divisão italiana. Matuidi, Bodmer e Chantôme são bons jogadores, podendo ajudar Thiago Motta, de quem se espera mais. O meio parisiense sabe marcar e armar. Pastore é outro que deve crescer bastante em sua segunda temporada francesa, mais ambientado e maduro. Espera-se que ele não oscile tanto. Rabiot e Lucas, em janeiro, são jovens opções para temporadas futuras. O são-paulino chegará no meio do campeonato e não deverá ter tanto espaço no início.

Ataque
O Paris aposta na velocidade/habilidade dos pontas Lavezzi e Nenê – este se continuar no clube – e na movimentação do trio ofensivo, também composto por Ibrahimovic, que é certeza de gols. Gameiro, Ménez e Luyindula são ótimas opções, mas o mesmo não pode-se dizer do fraco Hoarau.

Todas as atenções estarão voltadas para o gigante da capital. Com tanto investimento, publicidade e talentos, este é um ano decisivo para o PSG. E o Tabela Online acompanhará a temporada inteira do time parisiense, junto aos amigos do PSG Brasil e os outros fãs do clube.

Twiters: @RamosVinicius01
             @ParisSG_Brasil
             @PSG_BRASIL

Imagens: C.Gavelle/PSG

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Affiliate Network Reviews