Richarlyson é um dos nomes mais polêmicos do futebol brasileiro. Fofocas sobre sua vida pessoal e seu estilo de jogo fazem com que o jogador seja sempre um protagonista dentro e fora das quatro linhas. Seu contrato com o São Paulo FC termina no dia 31 de dezembro de 2010, e a cada dia que passa cresce a força para a não renovação do vínculo. E não é por sua suposta vida extra-campo, mas sim por sua atitude dentro dos gramados.
O camisa 20 chegou ao Tricolor em 2005, tendo pouco espaço neste e no ano seguinte. Em 2007, foi eleito, merecidamente, um dos melhores volantes do Brasileirão. Depois perdeu lugar no time em 2008, e em 2009 retomou sua vaga, porém não em sua posição original. Virou zagueiro e, atualmente, lateral esquerdo. Chegou até a jogar na seleção de Dunga pela lateral.
O que nenhum torcedor são paulino entende é como Richarlyson tem cadeira cativa no time, especialmente fora de sua posição. Diogo e Carleto, bons laterais de ofício, amargam a reserva na lateral, enquanto Xandão fica no banco quando o time joga com três zagueiros. Richarlyson sempre é titular. Mesmo sendo extremamente limitado fora de sua posição original.
Mas o pior de tudo é a sua indisciplina. O jogador é marcado por expulsões infantis, como contra o Náutico no BR-09 e a última, contra o Santos FC, no domingo passado. E suas expulsões são sempre descabidas, desmedidas, por reclamações ou atos desnecessários. Neste ano, o atleta foi expulso 3 vezes e recebeu nove amarelos no BR-10. Foi expulso por reclamação na 27ª rodada contra o Avaí. Na 30ª, deu um bico na bola e um carrinho perigoso na linha lateral, sendo expulso novamente, em um clássico San-São e quase complicou o time.
É incrível como o jogador tem carta branca no time, mesmo improvisado com opções melhores no banco e uma série de expulsões ridículas. Jogadores como Dagoberto, por exemplo, são expulsos e ganham multas, broncas da diretoria e perdem o lugar no time. Richarlyson não, sempre está lá, não importa o que aconteça.
Que fique claro que não tenho nada contra o jogador, acho ele um dos melhores volantes do país. Tem muita raça, dedicação e personalidade. Mas sua afobação, indisciplina e falta de juízo prejudicam o time faz tempo. Porque ninguém toma uma atitude com ele?
A Folha de São Paulo publicou uma matéria no dia 19/10 dizendo que a paciência de alguns membros da diretoria e de Carpegiani finalmente acabou com o camisa 20. Diogo poderá tomar a sua vaga na lateral e Richarlyson não deverá ter seu contrato renovado. Já passou da hora de alguém parar de blindar o jogador e puni-lo merecidamente.
Imagem: Wagner Carmo/VIPCOMM
terça-feira, 19 de outubro de 2010
Richarlyson - O que acontece com ele?

Vinícius Ramos - Jornalista, amante ferrenho do futebol bem jogado, assim como do cinema clássico.
Facebook: Vinícius Ramos
Twitter: @RamosVinicius01
Facebook: Vinícius Ramos
Twitter: @RamosVinicius01
0 comentários:
Postar um comentário