segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Não está faltando camisa 10!

Muitos times atualmente reclamam da falta de um "camisa 10" em seus times, dizendo que jogadores que ocupam essa posição de maestro do time é algo raro no futebol brasileiro e mundial. Venho com esse post para tentar desmitificar isso. Como? Vejamos:

Tomemos como exemplo o Internacional-RS. O Colorado, que está com uma mão na taça da Libertadores-10, conta com três jogadores dessa posição. D'Alessandro joga muito, pode ser o craque do torneio sulamericano. Andrezinho é um jogador inconstante, mas cumpre bem a função. Giuliano é um jovem que tem muita estrela, faz gols decisivos e é uma promessa e tanto. Lembrando que o jogador não é cria do Inter, ele foi ano passado à Porto Alegre após uma bela temporada pelo Paraná Clube. O Inter foi mais esperto e o contratou.


O Palmeiras tem agora Valdívia, muito bom jogador, e até pouco tempo atrás tinha Cleiton Xavier, um jogador que só não é mais elogiado pois não tem "grife", é discreto fora de campo, mas é um dos melhores do país.

O Cruzeiro consegue a proeza de ter outros três jogadores com essas funções em seu plantel. Os experientes Roger, Gilberto e a nova contratação Montillo, que há poucos meses estava na La U no Chile. Outro que estava "dando sopa" no mercado. Isso porque a Raposa ainda tem Bernardo, jovem revelação das categorias de base e que está emprestado ao Goiás.

O Flamengo tem Petkovic, melhor jogador do Brasileirão-09. Já está om idade avançada, é verdade, por isso oscila muito em alguns jogos, mas sempre deide para o rubronegro carioca.

O Santos conta com Marquinhos e Paulo Henrique Ganso, o melhor e mais clássico camisa 10 do país. Elegante, de cabeça erguida, habilidoso, bom táticamente, sabe marar e compor espaços, arrematar de longe. Um craque!

O Fluminense tem Deco, de volta ao país. O luso brasileiro há algum tempo joga mais recuado, como volante. Mas sua melhor temporada foi como o maestro do time campeão europeu em 2003/04 do Porto FC. O Flu ainda conta com o argentino Conca, melhor jogador do país na atualidade. Rápido, liso, sabe concluir, marcar, com uma qualidade de passe fenomenal. Aliás, alguém reparou como Washington tá fazendo gols no Flu? Com Conca ao seu lado...

O Corinthians tem Bruno César. Artilheiro do BR-10, o jogador veio após o Paulista-10 do Santo André. Ou seja, era mais um jogador que estava à disposição no mercado.

O Grêmio tem Douglas, ex-Corinthians, que também oscila muito, mas resolve.

Tudo isso sem contar nas promessas para essa posição, como Netinho (Atlético-PR), Alan Patrick (Santos), Oscar (Inter, ex-São Paulo), Bernardo (emprestado ao Goiás pelo Cruzeiro), dentre outros.

Lá fora, brilham alguns jogadores que há pouco tempo estiveram aqui. Alex (ex-Inter e agora no Spartak de Moscou), Wagner (ex-Cruzeiro e atual Lokomotiv de Moscou), Thiago Neves (ex-Fluminense e agora no Catar), Renato Augusto (ex-Flamengo e atual Bayer Leverkusen), o já citado Cleiton Xavier, que está no Metalist -UCR, dentre outros.

Repararam no número de jogadores citados? E depois vem diretores dizerem que tal clube não consegue contratar um jogador dessa posição há anos porque não estão disponíveis no mercado...

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Affiliate Network Reviews