Abrindo a 12ª rodada do Brasileirão-10, duas equipes com momentos bem diferentes entraram em campo. De um lado, o gigante multicampeão São Paulo FC, semifinalista da Libertadores da América, 16º colocado no nacional e em crise. Do outro, o pequeno Ceará, que volta à elite após 16 anos e se encontra na 3ª colocacão, com a melhor defesa do campeonato.
O Sampa entrou em campo no seu já tradicional 3-5-2, sem Richarlyson (machucado), Rodrigo Souto, Dagoberto e Fernandão (poupados). Já os cearenses faziam duas linhas de quatro, apostando em sua forte defesa. Tentando pressionar no início, o tricolor tinha o valente Ricardo Oliveira na frente, brigando com os adversários mesmo sem ter nitidamente as melhores condições físicas.As chances foram escassas no tempo inicial, principalmente por causa dos números excessivos de faltas no meio campo que paravam o jogo toda hora e o de passes errados.
No intervalo, Fernandão entrou no lugar do zagueiro Xandão, que sentiu uma pancada no tornozelo, mudando totalmente o jeito de o São Paulo jogar neste ano. Agora, o Tricolor jogava em um 4-2-3-1, igual ao seu rival Internacional, com Marlos pela direita, Fernandinha na esquerda, Fernandão no meio encostando no ataque e R.Oliveira sozinho lá na frente.
Aliás, aqui vai uma ideia para melhor aproveitar os meias tricolores. Eles deveriam inverter suas posições em campo. Marlos é um canhoto (que sabe usar a direita também) extremamente habilidoso e rápido, com um bom passe, mas que arremata muito mal ao gol. No Sampa, ele costuma jogar pela direita, sempre trazendo pelo meio e sem saber chutar. Gostaria de vê-lo de ponta esquerda, já que ele cria muito e chuta pouco, e na esquerda o camisa 16 usaria mais a linha de fundo e teria mais condições de usar sua habilidade e qualidade nos passes. Já Fernandinho é um canhoto que joga sempre bem aberto na esquerda. Mas por ali, ele não tem muito espaço para chutar ao gol, o que é um dos seus fortes, e é forçado a fazer a jogadinha manjada de sempre, usando a linha de fundo e cruzando para trás. Deveria jogar pela direita, trazendo a bola para o meio e chutando mais.
Voltando ao jogo, o Tricolor ainda assim não criava muito. Dagoberto chegou a entrar em campo aos 17 min no lugar de Fernandinho. Só que, aos 20 minutos, Hernanes cobrou escanteio pela direita e Fernandão escorou para o fundo das redes. Muita alegria e comemoração por parte da torcida. E tinha mais. Logo após, aos 22 minutos, Dago deu um belo lançamento para R.Oliveira ficar cara à cara com o goleiro cearense Diego. O camisa 99 deu só uma cavadinha e encobriu o arqueiro. 2x0.
Parecia que um peso havia saído das costas do Tricolor. O time ficou mais solto. Mas, mesmo assim, o flamenguista emprestado ao Ceará, Erick Flores, fez bela jogada individual e diminuiu aos 39min. O São Paulo se recolheu, tentando segurar o empate e sofreu uma pressão no final da partida. Mas, após quase 2 meses, voltou a comemorar uma vitória depois do apito final, e curou sua ressaca.
Agora, o Soberano concentra suas forças para o duelo contra o "Campeão de tudo" Colorado, nas semis da Liberta. E, vendo a entrevista do ídolo Rogério Ceni após a partida, parece que a confiança voltou:
"Nós somos o São Paulo, tricampeão da Libertadores. O Inter é bom pra caramba, deve ser melhor do que a gente, mas se eu não acreditar que podemos ganhar de 1 a 0, tenho de abandonar, largar a camisa e ficar no vestiário."
SÃO PAULO 2X1 CEARÁ
Estádio: Morumbi, São Paulo (SP)
Árbitro: Evandro Rogério Roman (Fifa-PR)
Auxiliares: Ivan Carlos Bohn (PR) e Bruno Boschilla (PR)
GOLS: Fernandão, 20'/2ºT (1-0); Ricardo Oliveira, 22'/2ºT (2-0); Erik Flores, 39'/2ºT (2-1).
SÃO PAULO: Rogério Ceni, Alex Silva, Xandão (Fernandão, Intervalo), Miranda e Junior César; Jean, Cleber Santana, Hernanes e Marlos; Fernandinho (Dagoberto, 17'/2ºT) e Ricardo Oliveira (Casemiro, 28'/2ºT). Técnico: Ricardo Gomes.
CEARÁ: Diego, Oziel, Fabricio, Anderson e Hernandes; Heleno (Ailton, 35'/2ºT), Careca, João Marcos (Erik Flores, 24'/2ºT) e Geraldo (Tony, 20'/2ºT); Misael e Washington. Técnico: Estevam Soares.
Imagens: Vipcomm e Lancenet
0 comentários:
Postar um comentário