quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Rivaldo: o camisa 10 do penta mundial



Direto do CBF.com

Criticado, injustiçado e chamado até de peladeiro por conta de seu estilo único de jogo, Rivaldo é um dos grandes craques que já vestiu a camisa da Seleção Brasileira. Foi, ao lado de Ronaldo, o grande nome do Brasil na Copa do Mundo de 2002, conquistada no Japão e Coreia do Sul.


Foi ainda no início da carreira que Rivaldo vestiu pela primeira vez a amarelinha. Em dezembro de 93, num amistoso contra o México, ele estreou e logo de cara marcou o gol da vitória brasileira por 1 a 0. Chegou a ser cotado para integrar o grupo que disputaria a Copa do Mundo de 94, no EUA, mas foi preterido pelo técnico Carlos Alberto Parreira.



Mesmo que ainda continuasse sendo alvo de muitas críticas, Rivaldo se manteve na Seleção por bastante tempo. O suficiente para chegar na Copa do Mundo de 2002 como camisa 10 da equipe. E foi exatamente esse papel que ele desempenhou, honrando o número que tinha nas costas: Rivaldo desequilibrou para o Brasil.

Na campanha do pentacampeonato, Rivaldo provou o tipo de craque que ele era. Marcou gols nas cinco primeiras partidas para mostrar que não estava de brincadeira. Mas guardou para a final contra a Alemanha o show.

Na partida decisiva, em que o Brasil venceu por 2 a 0, ele participou da jogada dos dois gols. No primeiro lance foi dele o chute para, em seguida, Ronaldo aproveitar o rebote. E no segundo gol uma pintura: Kleberson tocou da direita, Rivaldo fez um corta-luz, enganando a defesa alemã, e a bola sobrou para Ronaldo, livre, definir o placar.



Nos clubes por onde passou, Rivaldo também foi ídolo. Seu auge foi no Barcelona, entre 97 e 2002, quando conquistou duas ligas espanholas, uma Copa do Rei e uma Supercopa Européia, além de ter sido eleito pela FIFA o melhor jogador de futebol do mundo.

Rivaldo ainda está na ativa. Atualmente, ele está no futebol angolano. Depois de jogar no São Paulo em 2011, o meia-atacante assinou contrato com o Kabuscorp.

Nome: Rivaldo Vítor Borba Ferreira

Nascimento: 19.04.1972 Recife (PE)

Posição: Meia

Pela Seleção Brasileira: 78 jogos, 49 vitórias, 17 empates, 12 derrotas, 37 gols.

Estreia: 16.12.1993 - 1 x 0 México Último jogo: 19.11.2003 - 3 x 3 Uruguai




Copa do Mundo: 14 jogos , 11 vitória, 1 empates, 2 derrotas, 8 gols.

Títulos: Copa Umbro/1995; Copa das Confederações/1997; Copa América/1999; Copa do Mundo/2002.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Affiliate Network Reviews