quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Copa do Rei 2011/2012 - Real Madrid FC 1 x 2 FC Barcelona - Rotina!



Nesta quarta-feira (18), válido pela Copa do Rei, aconteceu mais um Superclássico cercado de rivalidade entre Real Madrid CF e FC Barcelona. O quarto só esta temporada, oitavo se contar de 2011 pra cá. E, mais uma vez, deu FC Barcelona. Em Madri. Com Pepe deixando de jogar para bater. Com um lance fantástico de Messi. Está virando rotina.

Tática - Mourinha inova; Dani Alves deixa corredor

José Mourinho arriscou duas vezes tentar impor o seu estilo Madridista contra o Barça. Perdeu de 5 a 0 em 2010 e 3 a 1 em 2011. Por isso, tentou a tática em que chegou mais perto de vencer o Barça: encher o meio campo de volantes e apostar nos contra ataques. Pepe virou volante e Altintop foi a surpresa na lateral direita, com Coentrão na esquerda.


Real Madrid com a bola no 1º Tempo

Já o Barça veio com o time titular, a força total. Só que Dani Alves parecia não saber que o esquema era o 4-3-3, ao invés do 3-4-3 desta temporada. Com isso, a direita virou uma avenida para Ronaldo ficar no mano a mano com Piqué. Deu no que deu.


Barcelona com a bola no 1º Tempo
 1º Tempo - Madrid melhor, Ronaldo decide. Barça tenta se encontrar por 45 minutos

O Madrid não começou marcando a saída de bola catalã como o esperado. Ao invés disso, se apoiava nos três volantes, não deixando o Barça tocar e se movimentar. O Barcelona tentava chegar, mas dava espaços atrás. Aos 11', Ronaldo recebe lançamento de Benzema e parte para o mano a mano com Piqué. Na ginga, o português passou e chutou embaixo das pernas de Pinto. 1 a 0 Madrid.

O Barça tentou reagir, mas esbarrava na tática defensiva do Madrid, com cinco zagueiros sem a bola. Messi e Fàbregas eram bem marcados, enquanto Iniesta ficava isolado na ponta esquerda. O Barcelona passou a jogar mais com Iniesta pela esquerda e criou as principais chances por ali. Alexis ainda mandou uma bola na trave, de cabeça. Pepe batia em todo mundo, enquanto o Madrid jogava com muita raça se doando em campo. Ronaldo era lateral esquerdo sem a bola, anulando Dani Alves e as jogadas do adversário por ali. O lateral brasileiro do Barça corrigiu a marcação e passou a dar poucos espaços para o português.

2º Tempo - Madrid cansa e Barcelona se impõe



O Barcelona voltou com a marcação corrigida, principalmente pela direita com Alves. Messi fazia o papel de "falso nove" e Alexis na direita. O Madrid parecia ter se cansado, com um gás menor do que apresentava na etapa anterior. O Barça avançava e, aos 4', Puyol aproveitou um escanteio e mergulhou na área adversária para fazer, de cabeça, o gol de empate. 1 a 1.


O Barça pressionava, principalmente pela esquerda, em cima de Altintop. Aos 8' Iniesta chegou a mandar uma bola na trave após passe magistral de Cesc Fàbregas.Quatro minutos depois, Benzema deu o troco e cabeceou na trave também, assustando os catalães. Se no primeiro tempo só houveram nove faltas, na segunda etapa o jogo esquentou e ficou pegado.

Aos 20', Mourinho tenta fazer o Madrid se impor e recuperar o território, colocando Callejón e Ozil nos lugares de Higuaín e Diarra, mudando o esquema tático para o 4-2-3-1, com Ronaldo na direita e Callejón na esquerda. Mas, aos 31', Messi resolveu fazer a diferença. O argentino  dominou a bola pelo meio e em sua frente Alexis fazia a parede, enquanto Fàbregas se posicionava na frente para chamar a marcação. Com isso, Abidal entrou livre pela esquerda e, em posição normal, teve frieza para completar para o gol. 2 a 1 Barça. E tome "Ai se eu te pego" na comemoração de Abidal com Dani Alves.






Mourinho mexeu de novo, tirando Pepe (que havia acabado de dar um pisão maldoso na mão de Messi) para colocar Granero. De nada adiantou e o FC Barcelona ganhou de novo.


Foi o sétimo jogo seguido sem derrota do Barça contra o Madrid no Santiago Bernabéu, um recorde. Aliás, mais um recorde para este FC Barcelona. Messi não marcou, mais brilhou na assistência do segundo gol, no 300º jogo dele com a camisa blaugrana. No dia do aniversário de Pep Guardiola. Em mais uma vitória catalã sobre os madrilenhos.


Imagens: Getty Images, AFP

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Affiliate Network Reviews