domingo, 17 de abril de 2011

La Liga - Real Madrid CF 1x1 FC Barcelona - A primeira batalha


O Superclássico entre Real Madrid CF e FC Barcelona será algo comum nas próximas semanas. Em 18 dias, os eternos rivais se enfrentarão 4 vezes, em jogos extremamente decisivos e em três torneios difrentes (La Liga, Final da Copa do Rei e semifinais da Uefa Champions League). E neste primeiro duelo, deu empate, no Santiago Benabéu, decidido pelas maiores estrelas das equipes.

Táticas - Mourinho surpreende e Puyol  retorna!


Mourinho deve ter passado os 5 meses desde a goleada de 5x0 sofrida no primeiro turno pensando em como frear o Barça. Com isso, o português mudou totalmente a forma do Madrid jogar. Os Merengues vieram no 4-3-3, com Benzema, Ronaldo e Di María na frente, Alonso Khedira e Pepe no meio. Os três atacantes marcavam a saída de bola e os três do meio marcavam Xavi (Alonso), Iniesta (Khedira) e Pepe no meio, ocupando o espaço sempre muito utilizado por Lionel Messi, entre as duas linhas defensivas. Sem a bola, Benzema marcava Busquets. Com isso, o Madrid conseguiu dificultar a saída de bola catalã.

O Barça não teve muitas novidades. Adriano ganhou de vez a vaga deixada por Abidal (fez uma séria cirurgia de retirada de tumor no fígado)  e Carles Puyol, capitão e símbolo barcelonista voltou ao time após 4 meses, recuperado de uma tendinite. Puyol mudou a cara da zaga do time, dando aquela força e segurança.

O jogo

Marcando a saída de bola adversária, o Madrid conseguiu diminuir o ímpeto ofensivo do Barça, mas o time blaugraná ainda conseguia se impor. Tocando a bola, se movimentando e envolvendo, o Barça fazia o seu jogo, enquanto o Madrid apostava em bolas lançadas para a frente, se preocupando mais em marcar do que em jogar. Até os 20', o Barça tinha incríveis 83% de posse de bola, enquanto o Madrid marcava incansavelmente.

O jogo foi muito embolado no meio campo e as chances foram esporádicas. Messi teve uma clara, aos 18', porém não conseguiu encobrir Casillas. Aos 25', lance polêmico. David Villa se choca com Casillas na área e o juiz (erroneamente) não marca pênalti. A chance mais clara foi aos 44', em cabeçada de C.Ronaldo que Adriano tirou em cima da linha.

No 2º tempo, o jogo melhorou. Ronaldo mandou uma bomba no pé da trave aos 4'. Aos 6', Villa foi lançado, driblou Albiol e foi derrubado na área. O zagueiro foi expulso e Lionel Messi marcou de pênalti o primeiro gol do jogo.



Depois, o Barça encontrou espaços, e o Madrid parecia não ter forças para reagir. Mourinho trocou o nulo Benzema por Özil, Di María por Arbeloa e Xabi Alonso por Adebayor. O Real cresceu, e aos 36' foi a vez de Marcelo ser derrubado por Dani Alves dentro da área. Ronaldo bateu e converteu. O pênalti em si foi duvidoso (eu marcaria), mas o árbitro não teve critério em expulsar Dani Alves, que já tinha cartão amarelo.



Fim de jogo, e o 1 a 1 foi extremamente favorável ao FC Barcelona, que continua 8 pontos a frente faltando seis rodadas (18 pontos em disputa), sendo que o Barça tem a vantagem no primeiro critério de desempate, que é o confronto direto (5x0 e 1x1). Na quarta, as equipes decidem a Copa do Rei, no Estádio Mestala, em Valência, enquanto nas próximas semanas os gigantes se enfrenta pela UCL. Puyol e Abidal, que sentiram uma contratura, são dúvidas. Mourinho só não terá Albiol, que mesmo tendo sido expulso em La Liga terá de cumprir pena na Copa do Rei, mas José pode ter começado a descobrir o caminho das pedras para finalmente, o Madrid derrotar os rivais após quase três anos. Desde 7/05/2008 isso não acontece.Foram 6 jogos e, na soma, humilhantes 17 a 3 para o FC Barcelona.




REAL MADRID 1 X 1 BARCELONA
Estádio: Santiago Bernabéu, Madri (ESP)
Data/hora: 16/4/2011 - 17h (de Brasília)
Árbitro: Muñiz Fernández (ESP)
Cartões amarelos: Adriano, Piqué, Daniel Alves, Valdés, Xavi (BAR); Marcelo, Arbeloa (REA)
Cartão vermelho: Albiol, 6'21ºT (REA)
GOLS: Messi, 7'/2ºT (0-1); Cristiano Ronaldo, 36'/2ºT(1-1)
REAL MADRID: Casillas, Sergio Ramos, Albiol, Ricardo Carvalho e Marcelo; Pepe, Xabi Alonso (Adebayor, 22'/2ºT) e Khedira; Di María (Arbeloa, 22'/2ºT), Benzema (Özil, 11'/2ºT) e Cristiano Ronaldo. Técnico: José Mourinho.
BARCELONA: Valdés, Daniel Alves, Piqué, Puyol (Keita, 13'/2ºT) e Adriano; Xavi, Busquets e Iniesta; Pedro (Afellay, 21'/2ºT), Messi e Villa. Técnico: Pep Guardiola.

Imagens: Reuteurs, Blog Olho Tático, EFE, Reprodução

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Affiliate Network Reviews