segunda-feira, 21 de junho de 2010

Craques pelo Mundo - Wesley Sneijder





Data de Nascimento: 09/06/1984
Cidade: Utrecht
País: Holanda
Altura: 1,70 m
Pé: Ambidestro, porém com mais facilidade com a direita
Número da Camisa: 10
Posição: Meia armador
Gols pela Seleção: 14
Estreia pela Seleção Principal: Holanda x Portugal - 30/04/2003
Clubes: Ajax - 2002 à 2007          Jogos:126  Gols:43
 Real Madrid - 2007-2009             Jogos:52    Gols:11
 Inter de Milão - desde 2009         Jogos:40     Gols:8
 Holanda - desde 2003                  Jogos:56     Gols:14


Sneijder começou sua carreira nas categorias de base do FC Utrecht, time de sua cidade natal, mas, com apenas 7 anos, se transferiu para o gigante Ajax. Sneijder disputou seu primeiro campeonato internacional, o Mundial Sub-17 no Peru em 2001, com a seleção holandesa. Nas categorias de base do Ajax foi colocado às ordens do ex-jogador Danny Blind, que o recomendou para Ronald Koeman que era técnico da equipe principal. Estreou no Ajax em 2 de fevereiro de 2003, em um jogo contra o Willem II onde venceu por 6x0. Sua estréia no Amsterdam Arena foi no clássico contra o Feyenoord. Seu primeiro gol pelo Ajax foi em 13 de abril de 2003, em uma partida contra o NAC Breda.Na mesma temporada (2002/03), Sneijder disputou seu primeiro jogo na Liga dos Campeões da UEFA contra o Arsenal, que terminou com um empate em 0-0, entrando no final do jogo no lugar do sulafricano Steven Pienaar. Na temporada 2003/04, Sneijder ganhou a Eredivisie. Nessa campanha, Sneijder desempenhou um papel muito importante na equipe marcando 9 gols em 30 jogos. A temporada 2006/07 merece ser mencionada. O jovem meio campo fez sua melhor campanha com a camisa do Ajax , marcando 18 gols, uma marca espetacular levando em conta a sua posição de meio campo. Na mesma temporada ganhou a sua segunda Copa dos Países Baixos contra o AZ Alkmaar nos pênaltis.

Se transferiu por 27 milhões de euros para o Real Madrid em 2007, mas não conseguiu repetir as boas atuações de Ajax e era constantemente preterido pela comissão técnica. Em 2009, foi por 15 milhões de euros para a Internazionale de Milano. A estreia na Itália também aconteceu em um clássico. Na ocasião, a Inter venceu o Milan por 4 a 0 e o holandês esbanjou classe e elegância no Estádio Giuseppe Meazza. Com liberdade para se movimentar em campo, ele viveu um 1º ano fantástico com os Nerazzuri sendo um dos destaques da equipe na melhor temporada de sua história, quando conquistou a Tríplice Coroa. "Até hoje não entendo por que o Real Madrid deixou que ele partisse. Às vezes os clubes seguem uma lógica difícil de compreender. Hoje, ele se tornou um elemento-chave da nossa equipe", afirmou José Mourinho, técnico da Inter na vitoriosa temporada.

Depois de defender as equipes sub-17, sub-19 e sub-20 da Holanda, Sneijder foi eleito o melhor jogador da partida nas vitórias históricas sobre a Itália e a França na Euro 2008. Cinco anos antes, em novembro de 2003, ele havia começado a construir a sua reputação de prodígio marcando dois gols e dando o passe para outros quatro na goleada de 6 a 0 sobre a Escócia.

Habilidoso com os dois pés, Sneijder possui uma qualidade de passe que tem poucos equivalentes na Europa. Acelerando ou diminuindo o ritmo do jogo conforme a necessidade, ele é especialista em jogadas de bola parada e marca gols extraordinários cobrando falta, a exemplo dos dois assinalados contra o Siena pelo Campeonato Italiano em janeiro deste ano. Não é por acaso que a Inter de Milão praticamente não perde quando o holandês está em campo.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Affiliate Network Reviews