quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Histórico do PSG na Liga dos Campeões da Europa



O Paris Saint-Germain FC conheceu seus adversários na fase de grupos da Liga dos Campeões 2012/2013 na tarde desta quinta-feira (30), em Mônaco. Esta será a 6ª participação do clube da capital francesa na história do torneio. Confira uma breve análise da história do PSG na competição:

1ª vez nada agradável

A primeira participação do PSG ocorreu na temporada 1986/1987, ainda na chamada Copa dos Campeões, logo após os Rouge Et Bleus ganharem o primeiro título francês de sua história. E a participação foi curta: o time foi caiu ainda nas eliminatórias, perdendo na República Tcheca para o FC Vitkovice por 1 a 0 e empatando em 2 a 2 no Parc des Princes




Com Raí e Weah, melhor participação

O PSG voltou à principal competição europeia em 1994/1995 e em grande estilo. Após ser bicampeão francês, o time de Raí, Ricardo Gomes, Valdo e George Weah (artilheiro da edição) fez sua melhor campanha até hoje na história do torneio. Na primeira fase, venceu os seis jogos que disputou, contra Dínamo de Kiev (adversário também em nesta temporada), Spartak Moscou e o poderoso Bayern de Munique. Nas quartas-de-final, superou o temido FC Barcelona, de Guardiola e Cia., empatando em 1 a 1 no Camp Nou e vencendo por 2 a 1 em Paris. O Tricolor Parisiense só foi parado nas semi-finais, com derrotas para o AC Milan por 1 a 0 em Paris e 2 a 0 em Milão.

Jogo lendário

Em 1998, a regra da competição mudou e não só os campeões nacionais participaram. Bom para o PSG, que fez dois jogos lendários na fase eliminatória. Perdeu para o Steaua Bucarest na Romênia por 3 a 0, mas reagiu com um incrível 5 a 0 no Parc des Princes, naquele que foi o último jogo de Leonardo com a camisa tricolor no estádio e uma noite fabulosa de Raí, que marcou três gols e deixou os parisienses em êxtase. Mas a sorte do time parou por aí, e o PSG foi eliminado na primeira fase, apesar de vencer quatro jogos, um deles contra o Bayern. Além dos alemães, o grupo também contava com Besiktas e Göteborg.

Goleada e Anelka não impedem queda

Três anos depois, a estrela do PSG era Nicolas Anelka, que havia retornado ao clube após passagens por Arsenal e Real Madrid. E o atacante francês anotou cinco gols no torneio, dois na goleada por 7 a 2 frente ao Rosenborg, a maior da história do torneio na época. Mas não foi o suficiente, já que o time também caiu na primeira fase.




Pauleta, Armand e "invencibilidade" contra o campeão

A última participação do Tricolor, até esta temporada, foi em 2004/2005. Em um grupo fortíssimo com Chelsea, CSKA Moscou e FC Porto – que seria o campeão – o time da capital francesa caiu também na primeira fase, apesar de vencer os portugueses por 2 a 0 em Paris e empatar sem gols em Portugal e na Inglaterra contra o Chelsea. As derrotas para o CSKA (0 a 2 e 3 a 1 no Parc) custaram caro demais para o time. Naquele elenco, já estava Sylvain Armand, que terá a oportunidade de fazer melhor campanha com o clube nesta temporada.

*ATUALIZADO COM A PARTICIPAÇÃO EM 2012/2013

Ótima campanha e eliminação sem derrota para o poderoso Barça

Em sua primeira participação como milionário, o PSG não decepcionou em 2012/2013. No Grupo A com FC Porto, Dínamo de Kiev e Dínamo Zagreb, o time se classificou em primeiro lugar com cinco vitórias e apenas uma derrota. Nas oitavas, venceu o Valencia na Espanha por 2-1 (em um dos melhores jogos do clube em sua história na UCL) e sofreu para empatar em 1-1 na volta, em casa. Nas quartas, pegou o poderoso FC Barcelona e empatou nos minutos finais por 2-2 no Parc, mas empatou também na Catalunha por 1-1 e foi eliminado pelo critérios dos gols marcados como visitante. Mesmo assim, deixou uma ótima impressão de já ser uma das principais forças do continente.

Imagens: Divulgação / PSG

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Affiliate Network Reviews