sexta-feira, 15 de junho de 2012

São Paulo FC e Coritiba - Lucas foi o diferencial


Mais de 40 mil pessoas foram ao Morumbi acompanhar a semifinal da Copa do Brasil entre São Paulo FC e Coritiba na noite desta quarta-feira (14). Ao final do jogo, o Tricolor venceu por 1 a 0, mesmo inferior em campo. Ganhou porque tem Lucas. Acompanhe algumas considerações sobre o jogo.

Vitória enganosa

O São Paulo FC jogou como vem fazendo em 2012. Sem pegada no meio de campo, sem triangulações na frente, defesa frágil e desprotegida. O Tricolor ganhou na base do talento individual. Desta vez quem salvou foi Lucas, já que Luis Fabiano estava mal em campo e Jadson então, nem se fala. O Coritiba é um time bem melhor armado em campo, muito bem disposto taticamente, ao contrário do São Paulo. Os paranaenses não têm um talento individual, mas a força reside no conjunto.

Meio-campo

O Coxa mostrou motivação e pegada durante o jogo, ao contrário do meio de campo Tricolor. O trio formado por Cícero, Casemiro e Jadson mal apareceu em campo, com preguiça e sem disposição. Sérgio Manoel, Willian e Fulano combateram o jogo inteiro, ganhando o meio para o Coxa, já que o São Paulo só tinha Denílson arrebentando no setor.

Casemiro

"O Casemiro não estava legal, fora de sintonia. Não se enquadrou desde que voltou da Seleção Brasileira. Mas vamos seguir trabalhando e incentivando o atleta”. Essas foram as palavras de Emerson Leão, que ainda disse que é normal o fato de Casemiro jogar sem pegada no jogo, pois estava com a cabeça na Seleção. Normal? Não é de hoje que o jogador mostra displicência e imaturidade em campo. Se acha mais do que é. Não é volante, não é meia. Vive de lampejos. Se continuar assim, será mais uma promessa das divisões de base que não vinga, se destacando em times médios do país. Ou ele acha que, sem consciência tática, pegada e disposição jogará no São Paulo, Seleção Brasileira ou um grande europeu? Impossível.

Jadson

Concordo que vem sendo mal escalado muitas vezes por Leão, de costas para os zagueiros ou na ponta esquerda. Concordo que demora-se um tempo para readaptar-se ao futebol brasileiro e ao ritmo do país. Mas isso não justifica sua oscilação em seis meses pelo clube. Já passou da hora de crescer e também parar de viver com lampejos. Precisa ter mais personalidade em campo, pois o São Paulo FC depende muito de seu futebol. O time é outra coisa quando o camisa 10 joga mal.

Lucas

Custou dar mais liberdade ao garoto, fazê-lo circular pelo campo, colocá-lo na esquerda para trazer a bola pelo meio? O gol provou que Leão tem de parar de engessá-lo na ponta direita. Mesmo visivelmente desgastado em campo, fez um golaço e salvou a noite Tricolor.

Paulo Miranda

É limitado e afobado. Mas demonstra raça e vinha jogando muito bem ontem. Os dois cartões que tomou foi por sua natural afobação e pela péssima proteção na defesa. Ficou mano a mano contra o avante e isso não pode acontecer. Só Denílson protege a defesa são-paulina. Como disse o jornalista Luís Augusto Silva, o Menon, “Rodrigo Caio não é nenhum Clodoaldo, mas pode marcar bem”. Não é de hoje que cobro o garoto para ajudar no combate ao meio. Se isso não acontecer, o valente, porém limitado Paulo Miranda continuará exposto na zaga.

Tabu

PVC lembrou bem que o São Paulo tem um tabu recente de mata-matas vencidos por vantagens mínimas no primeiro jogo em casa. Nas últimas quatro vezes que isso aconteceu, o time foi eliminado no jogo da volta, fora de casa. Leão precisa bater nesta tecla durante a semana.

2 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom o seu comentario, principalmete quanto ao Jadson. A realidade é que não estamos jogando bem. O culpado é o Leão. Gosto muito do Leão, mas não como tecnico. Precisamos achar um tecnico que tenha um esquema tatico e com a personalidade do Leão. O Dunga seria uma ideia ou Nei Franco. Até lá vai continuar essa bagunça dentro do campo. Ah! Ia esquecendo, Temos dois alas fantasticos, Cortez e Douglas que trazem a bola muito rapidamente ao ataque, infelizmente ninguem comparece para ajuda-los e quando isto acontece, embolam para o meio. O Cortez preciza sair para a esquerda para cruzamento ou jogada perto da linha de fundo. O Douglas parece ser um pouco melhor para esse tipo de jogada pelo seu lado.

Vinícius Ramos disse...

Concordo plenamente com o que disse. Também gosto do Leão, mas ele tem falhado MUITO táticamente. Além dos técnicos que você citou, meus preferidos seriam o Sampaoli (da La U) e o Villas-Boas, ex-Chelsea e Porto, que já disse ter o obejtivo de trabalhar no Brasil. Creio que são dois técnicos que dariam filosofias e um choque de realidade diferentes ao acomodado futebol brasileiro.

Mas o atual técnico Tricolor é o Leão e a torcida tem de apoiá-lo, principalmente nesta reta final.

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Affiliate Network Reviews