domingo, 17 de julho de 2011

Considerações finais de uma triste Copa América para o Brasil



A Seleção foi eliminada pelo Paraguai da Copa América-2011 neste domingo, 17. Após um empate em 0x0, o Brasil perdeu todos, disse TODOS os pênaltis na decisão. Vamos às sinceras constatações:

_ Mano está apenas começando seu trabalho na Seleção. Nossa geração é boa, mas para o futuro. No presente, Neymar, Ganso, Lucas e Pato ainda estão muito verde e despreparados para carregarem o peso de vestirem a amarelinha e serem protagonistas. Deveriam dividir a responsabilidade com atletas mais experientes, o que é o be-a-ba do processo de renovação, porém a verdade é que não somos mais protagonistas no futebol mundial. Nossas estrelas de outrora, como Kaká, Luis Fabiano, Ronaldinho e Adriano não estão nem perto de terem condições de vestirem a camisa pentacampeã.

_O time inteiro esteve ansioso em campo. Até a nossa zaga, que conta com alguns dos maiores nomes do futebol mundial, esteve aflita por algumas vezes. Isso tudo sem enfrentar nenhum adversário que exigisse muito.

_Os jogadores precisam de limites em campo. Não foi algo isolado ver nossos atletas serem displicentes nos jogos. Se acharam mais do que jogaram. E digo isso de nomes como Dani Alves, André Santos, Robinho, Pato e, principalmente, Neymar.

_André Santos, este é um caso à parte. O lateral esquerdo é um bom jogador, porém limitado para ser titular da Seleção. Além disso, alguém anda dizendo para ele que é um craque, só pode. Sempre fazia uma graça quando pegava a bola, algo muito além de sua capacidade técnica. Os dois laterais esquerdos brasileiros que são reservas do FC Barcelona, Adriano e Maxwell, jogam muito mais do que André. É irritante ver alguém tão limitado e que se acha tanto vestir a camisa 6 da Seleção!

_Robinho foi um dos nomes mais contestados durante a competição. Defendi seu nome durante parte do torneio, pois o camisa 7 mudou sua forma de jogar nos últimos anos. Parou de se achar a estrela em campo e se tornou um jogador voluntarioso, que se sacrifica em campo, muitas vezes voltando para compor espaços e ajudando na marcação. Além disso, é um jogador experiente que pode ajudar os demais em campo. Não foi isso que vi no início da Copa América. Vi um camisa 7 topetudo, firulento, que mais se parecia um outro garoto em campo. Porém, contra o Paraguai, Robinho se destacou e foi o melhor em campo. Continuará a dividir opiniões enquanto não mostrar regularidade e seriedade com a camisa do Brasil.

_Neymar tá muito acima dos demais jogadores que atuam em times da América do Sul hoje. Mas em termos de Seleção, enfrentando jogadores mais experientes, que atuam em grandes times europeus, Neymar está aquém do esperado, muito abaixo do que ele acha que está jogando e do que nós o acostumamos a encher a bola dele. Precisa parar de se achar em campo e ganhar massa muscular, caía em qualquer trombada em campo.

_O Brasil jogou bem contra o Paraguai. Criou bastante, mas foi incompetente na hora de finalizar. O time mostrou evolução, mas não foi o bastante para convencer ninguém durante o torneio. Perdeu nos pênaltis. Mas o gramado tava ruim, o Brasil é um time que toca muito a bola, a marca do pênalti tava uma areia só, o goleiro Villar fez grande partida. Tudo verdade. Mas não é nem 10% da desculpa por não ter vencido, pois além de não vencer, não convenceu em momento algum da Copa América, o que é pior ainda.

_ O trabalho de Mano não pode ser posto em cheque ainda. O técnico está começando seu trabalho e levou o que tinha de melhor para a Copa América, salvo uma ou outra discussão. Não teve nenhuma grande injustiça na lista final. Mano fez algumas substituições discutíveis durante os jogos, como a saída de Neymar hoje, mas não creio que ele seja o grande culpado. Dunga teve um trabalho pré-Copa excepcional, ganhando tudo e, na hora da Copa do Mundo, foi criticado de tudo quanto é lado. Devemos ter critérios para avaliar o trabalho de um treinador.


_ A Seleção não tem mais a mesma empatia com a torcida de outrora. Jogadores que se acham, estão muito preocupados com a imagem pessoal e que têm a cabeça na Europa fazem nossa empolgação se diminuir cada vez mais. A soberba em campo desse Brasil me incomoda demais!


Imagens: Reuters

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Affiliate Network Reviews