quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

UCL - Arsenal FC 2x1 FC Barcelona - Gunners largam na frente!



Arsenal FC e FC Barcelona prometiam uma partida aberta e cheia de emoções. Ingleses e espanhóis são atualmente as duas equipes com o futebol mais vistoso do Velho Continente. E quem acompanhou a partida não se decepcionou. Foi um jogaço!


Táticas
O Arsenal FC veio no 4-2-3-1, com o retorno de Nasri após uma contusão que o deixou afastado por 17 dias. Já o Barcelona FC não contava com o machucado capitão e "bandeira" catalã Carles Puyol. No seu lugar, Abidal fazia a quarta-zaga e o brasileiro Maxwell era o lateral esquerdo. O esquema era o conhecido 4-3-3, com Messi de "falso centroavante", Villa e Pedro pelas pontas jogando na diagonal.

1º Tempo - Barça domina
Assim dito, o jogo começou como se esperava: quente! O Arsenal marcava a saída de bola catalã, não dando espaços. Aos 6', Fabregas deu lindo passe para Van Persie bater na saída de V. Valdés, que fez grande defesa.


Com o passar do tempo, o ímpeto de marcação ofensiva do Arsenal diminuiu e o Barcelona cresceu, tendo mais a posse de bola e criando chances. Em uma delas, Messi perdeu na cara do jovem goleiro Szczesny. O Arsenal passou a apostar nos contragolpes, sua arma favorita. Aos 25', Abidal salvou gol certeiro de Van Persie após outro bom passe de Cesc Fábregas. Um minuto depois, Messi mete bela bola para David Villa abrir o placar no Emirates Stadium.

O Barcelona pratica um futebol total. Todos marcam e defendem. A linha de três atacantes se movimenta muito em campo, confundindo a zaga adversária. A marcação pela direita do Arsenal não encaixava. Nasri não conseguia acompanhar Dani Alves, que tinha um corredor por aquele lado. Aliás, Nasri não fez um bom 1º tempo. Não criou e pecou na marcação.


2º Tempo - Na base da vontade dos Gunners

Veio a etapa final e a torcida do Arsenal deu um show a parte. Além de lotar o estádio, apoiou e empurrou os gunners. E o time sentiu isso. Na base mais da vontade do que da inspiração, os ingleses atacavam, mas sem criar grande perigo à meta de Valdés.  Nasri corrigiu seu defeito de marcação e não dava mais espaços para as subidas de Dani Alves. O Barça tentava "cozinhar" o jogo com o talento de Xavi e Iniesta. Aos 21', Messi (em tarde infeliz) perdeu outro gol que não costuma desperdiçar.

Pep Guardiola decidiu segurar o jogo, trocando VIlla por Keita. Iniesta virou o ponta esquerda. Arsène Wenger resolveu, então, vir para cima. Trocou Song por Arshavin e Theo Walcott por Bendtner. Com isso, o time ficou em um 4-1-3-2. Logo após, saiu o gol dos gunners. Van Persie apareceu pela esquerda e, ao invés de cruzar como Valdés esperava, mandou uma bomba para o gol. Falha (ao meu ver) do goleiro espanhol e méritos para o avante holandês.

Cinco minutos depois, em um contragolpe, Nasri subiu pela direita e teve calma o suficiente para rolar a bola para Arshavin que vinha de trás virar o jogo. Explode o Emirates Stadium!

O iluminado russo entrou para fazer o gol da vitória, mas pecou ao não acompanhar Dani Alves como Nasri estava fazendo. O brasileiro apareceu duas vezes na cara do gol antes do apito final do juiz. O goleiro Szczesny salvou o Arsenal nas duas chances. Destaque também para a partidaça feita pelo zagueiro Koscielny, um gigante na linha defensiva inglesa. Foi a primeira vitória do Arsenal FC sobre o FC Barcelona na história.

Para o jogo de volta no Camp Nou, o Barça não terá Piqué. O Arsenal não terá Van Persie. Ambos estarão de fora por terem tomado o 3º amarelo. Mesmo assim, podemos esperar mais um jogão entre esses dois gigantes do futebol mundial!

ARSENAL 2 X 1 BARCELONA
Local: Emirates Stadium, em Londres (Inglaterra)
Árbitro: Nicola Rizzoli (ITA)
Assistentes: Renato Faverani e Andrea Stefani (ambos ITA)
Cartões amarelos: Nasri, Song e Van Persie (Arsenal); Iniesta, Piqué e Villa (Barcelona)
Gols: Van Persie, aos 33, e Arshavin, aos 38 minutos do segundo tempo; David Villa, aos 26 minutos do primeiro tempo

ARSENAL: Szczesny, Eboué, Koscielny, Djourou e Clichy; Song (Arshavin 13'/2ºT), Wilshere, Walcott (Bendtner 31'/2ºT) Fábregas e Nasri; Van Persie. Técnico: Arsène Wenger.

BARCELONA: Valdés, Daniel Alves, Piqué, Abidal e Maxwell; Xavi Hernández, Busquets e Iniesta (Adriano 43'/2ºT); Pedro, Messi e Villa (Keita 13'/2ºT). Técnico: Pep Guardiola.

Imagens:  AFP; The Guardian.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Affiliate Network Reviews