FC Barcelona e Real Madrid FC são duas das maiores equipes do planeta. Não à toa o superclássico entre os dois é visto como um campeonato a parte. Pra mim, é o maior clássico do planeta bola. Craques, títulos, torcida e história futebolística e política desenham o superclássico e dão um charme a mais para o jogo.
Este ano, o primeiro superclássico será disputado no Camp Nou, em Barcelona. Porém, mesmo sendo fora de casa, já fazem alguns anos que o Real Madrid não encara o seu maior rival de igual para igual como se espera este ano. Cristiano Ronaldo e cia. vivem grande fase, com a liderança de La Liga e de seu "grupo da morte" na Liga dos Campeões, além de estarem invictos na temporada e contarem com o técnico José Murinho, que por si só já é uma atração a parte. Mas do outro lado está o Barça, time sensação dos últimos anos e que voltou a viver grande fase.
Barcelona - Futebol bem jogado
O Barça de hoje encanta. Seu futebol é rápido, ofensivo, inteligente e envolvente. Assistir a um jogo seu é como ir a uma ópera.
O time atual de Pep Guardiola conta com um lateral que mais parece um zagueiro (Abidal) e assim libera outro, que mais parece um ponta (Dani Alves), além de um meio campo extremamente criativo e a genialidade de um baixinho argentino da camisa 10, Lionel Messi.
O Barça deverá entrar em campo no seu famoso 4-3-3, sem nenhum centroavante, mas com Messi fazendo o papel de "falso nove" e Pedro e David Villa pelos lados afunilando.
Madrid - Força total
O Madrid se encontrou com José Mourinho nesta temporada. Desde que começou com a política de "galáticos", nunca um treinador pareceu mais apropriado para comandar um time de estrelas como o português.
Os Merengues jogam no 4-2-3-1, e deverão contar com os retornos de Khedira e Higuain, que não jogaram pelo meio de semana. Ronaldo é a estrela do time, mas Di María e Özil são o motor e maestro do time, respetivamente, e sem eles a "máquina" não funciona. Os madridistas estão confiantes em uma vitória, já que seu time apresenta um futebol vencedor e convincente, seguro lá atrás e criativo na frente.
Números na temporada
Em La Liga, os dois rivais empatam no número de gols marcados, 33, porém o Madrid sofreu menos gols, 6 contra 8. Mas nem por isso a defesa do Barcelona seja mais fraca do que a do Madrid, já que nenhuma das duas foi realmente testada no campeonato até agora.
Ronaldo x Messi - Um duelo a parte
Os dois craques são os dois últimos melhores jogadores do mundo, segundo eleição feita pela Fifa. E não é por menos. Cristiano e Lionel vivem grande fase, com gols, assistências e belas jogadas.
O português marcou 15 gols em 12 jogos em La Liga, média de 1,25, sendo o artilheiro da competição. O argentino tem 13 gols em 10 jogos, média de 1,30. Na Champions, messi leva vantagem, com 6 gols contra 3 do rival, ambos com cinco jogos disputados.
Durante a temporada, Messi participou diretamente em 58% dos gols da equipe Blaugrana (23 gols e 6 assistências), enquanto Ronaldo teve 54% de participação (18 gols e 6 assistências) dos 44 gols Merengues.
"Coadjuvantes" de luxo
Em quais outras equipes Xavi, Iniesta, Villa, Xabi Alonso, Özil e Di María seriam considerados coadjuvantes em um clássico?
Tais jogadores citados são responsáveis, em grande parte, pelo sucesso de seus respectivos times nesta temporada, sendo quase ou tão imprtantes quanto as estrelas Messi e Ronaldo. São eles que dão o balanço que um time precisa, sendo o algo a mais quando as principais estrelas se encontram em dificuldades.
E serão eles que penderão a balança no superclássico desta segunda-feira.
Expectativa
O Madrid joga no melhor estilo Mourinho. Defesa sólida, marcação forte, e ataque rápido, mortal e preciso na frente. É um time bastante balançeado, que não se retranca atrás nem se expõe na frente. Dita o ritmo do jogo.
Já o Barcelona costuma impor seu estilo com uma posse de bola rápida e envolvente, botando os adversários "na roda". Xavi e Iniesta são os cérebros do time, e não existem dois outros meio campistas no mundo que façam o que eles fazem, ainda mais com sua eficiência.
A expectativa é de um grande jogo, um espetáculo que só FC Barcelona e Real Madrid FC podem nos proporcionar. E que vença o melhor, já que é quase impossível dizer quem é antes desse superclássico!
Imagem: A Visão do Jogo
0 comentários:
Postar um comentário