terça-feira, 22 de maio de 2012

Leão testa o 3-5-2 para salvar a defesa



O São Paulo FC deverá jogar contra o Goiás nesta quarta-feira (23) no Estádio Serra Dourada com a formação que consagrou o clube na década passada, o 3-5-2. Podendo perder até por um gol de diferença – ou dois, caso marque um – o Tricolor vem vivendo um momento de turbulência nos bastidores e apagões em campo. Por isso, Leão deve reforçar o sistema defensivo, ponto fraco da equipe na temporada.

Defesa

Sem o “polêmico” Paulo Miranda, o técnico escalará Edson Silva (pela esquerda) e Bruno Uvini (líbero) junto a Rhodolfo (direita). Os ofensivos laterais Douglas e Cortez terão mais liberdade para atacar e menos responsabilidade defensiva, batendo de frente com os ofensivos laterais adversários, Vitor e Egídio.

Meio Campo
Casemiro e Cícero serão os volantes, com boa saída de jogo e armação, porém não poderão se enganar que não devem marcar, principalmente o camisa 28, que deverá ficar mais peeso. Jadson será o armador principal, mas terá a responsabilidade de chegar ao ataque com maior frequênciae adentrar a área adversária, como um terceiro atacante. O camisa 10 ainda não teve oportunidades no ano para fazer isso - até porque Leão insistiu em escalá-lo como meia esquerda – mas quando fez foi bem, como no primeiro gol contra o Botafogo. Mesmo assim, ainda acredito que em determinados momentos do jogo ele deverá cair por um dos lados para Cícero ter liberdade para avançar no meio, algo comum em 2012. Coisas do Leão.

Ataque
Lucas deixará de ser ponta direita para flutuar pelos dois lados do campo, algo que o jogador, a diretoria e a torcida cobram do treinador, ao invés e engessá-lo na ponta direita. Com isso, não terá também a obrigatoriedade de marcar o lateral adversário. O capitão Luis Fabiano continuará com a mesma função de sempre.
No papel, pode dar certo. Porém, não adianta colocar três zagueiros se os homens de frente não pressionarem a saída de bola e recomporem o setor. Uvini está sem ritmo de jogo, mas se jogar na sobra não terá muitos problemas. O Goiás deve ter Iarley e Ricardo Goulart no ataque, já que o veloz Felipe Amorim não terá condições de jogo. O Esmeraldino gosta de jogar com a posse de bola, controlando o jogo e arriscando pelas laterais com Vítor e Egídio.

O São Paulo tem a classificação em mãos, mas não pode se desligar em momento algum da partida, ou ser arrogante como foi contra o Botafogo. Por jogar em um esquema novo na temporada, todos os jogadores devem ter atenção máxima e responsabilidade. O esquema pode funcionar e proteger a defesa, se as peças em campo fizerem o básico para um jogador de time grande.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Affiliate Network Reviews