quinta-feira, 1 de março de 2012

Um time, três hinos



A relação entre futebol e música é algo forte no esporte bretão. Além de paródias adaptadas pelas torcidas nos estádios, alguns artistas resolvem homenagear seus ídolos ou times do coração com canções que caem no gosto dos fanáticos. "Fio Maravilha", de Jorge Benjor, por exemplo, homenageava o folclórico atacante do Flamengo na década de 70 e se tornou um clássico cantado por torcedores de todos os times no Brasil. Mas existem casos em que uma simples homenagem musical pode virar um verdadeiro hino oficial de uma equipe. Ou três músicas, uma para cada título nacional do time. É o que aconteceu com a AS Roma.

O time da capital italiana tem como torcedor ilustre o cantor Antonello Venditti, sucesso na Itália, que em 1974 compôs a música "Roma - Non Si Discute, Si Ama", mais conhecida como "Roma, Roma, Roma", ilustrando o seu amor pelo time Giallorossi. No mesmo ano, os alto falantes do Estádio Olímpico de Roma tocaram a música antes de um duelo frente a Fiorentina e levou os torcedores romanistas à loucura. Desde então, a música é tocada antes de todas as partidas no estádio da Roma, enquanto o time entra em campo.



Grazie, Roma

No início dos anos 80, a AS Roma fez a maior contratação de sua história: Paulo Roberto Falcão, vindo direto do SC Internacional e, em 1983, o clube conquistou o seu segundo título italiano, liderado pelo "Rei de Roma". Em homenagem ao bicampeonato, Venditti compôs "Grazie, Roma", que até hoje também é tocada no Estádio Olímpico, mas ao final de todas as vitórias da Roma.



Che C'è

Terceiro título, terceira música. Foi assim que Venditti pensou após o seu time de coração ganhar o scudetto de 2000/01. O time do capitão Francesco Totti recebeu em homenagem a música "Che C'è", ou "O que há", em português. Ao contrário das canções anteriores, a música não caiu tanto no gosto da torcida ao ponto de ser tocada no estádio frequentemente, mas também virou uma espécie de terceiro hino romanista.


Não deverá ser este ano que Venditti irá compôr a quarta música para o seu time do coração, já que a Roma é atual quinta colocada no Calcio 2011/12 e está longe do título. Mas com os altos investimentos feitos pelos novos donos do clube, não será inesperado se Venditti recorrer no ano que vem mais uma vez ao papel e caneta para homenagear os Giallorossi.

Imagem: Arquivo

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Affiliate Network Reviews