quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

São Marcos - Canonizado por um país


Marcos Roberto Silveira Reis, ou apenas Marcos, marcou a história de um grande clube e do país do futebol. Nascido no dia 4 de agosto de 1973, Marcos sempre foi palmeirense declarado e foi com as camisas do clube de coração e de seu país que o goleiro conquistou seus maiores títulos, virou ídolo até de rivais e foi canonizado como Santo.

Marcão sempre foi reconhecido por seu talento debaixo das traves, suas saídas impecáveis nos pés dos atacantes, elasticidade incrível e liderança dentro e fora de campo. É verdade que o arqueiro pecava algumas vezes na saída de bola aérea, como na final do Mundial Interclubes contra o Manchester United em 1999. Mas quem se importa? Marcos também é o goleiro que salvou o Palmeiras em, pelo menos, três decisões de pênaltis em Libertadores, contra América de Cali-Col em 1999, Sport em 2009 e, principalmente, Corinthians em 2000, quando virou o Santo.  Foi o mesmo Marcos que FECHOU o gol na Copa do Mundo de 2002, quando o Brasil virou pentacampeão mundial. Foi Marcos que fez uma defesa fantástica quando o jogo final, contra a poderosíssima Alemanha, estava em 0 a 0, em chute de Neuville. A defesa, inclusive, foi eleita como a melhor daquela Copa pela Fifa.



E foi logo após a Copa de 2002 que Marcos deu uma das maiores demonstrações de AMOR que já vi um jogador fazer pelo seu clube. O Palmeiras foi rebaixado para a 2ª Divisão do Brasileirão e o goleiro, destaque no mundo inteiro, recusou uma proposta do também gigante Arsenal, por algo em torno de R$45 milhões. Dinheiro esse que, na época, valia mais do que hoje em dia, devido à economia da época. Em 2005, Marcos também recusou propostas de Botafogo e, quem diria, do Corinthians, como o próprio jogador revelou.



A carreira do goleiro foi abreviada pelas inúmeras lesões durante os anos, principalmente de 2005 para cá. Para se ter uma ideia, o último jogo de Marcos foi em Setembro de 2011, contra o Avaí, em Florianópolis. Na partida válida pelo Brasileirão, o jogo terminou em 1 a 1, com o derradeiro gol sofrido pelo arqueiro em uma bola desviada pela zaga que o enganou.

É inegável que as comparações com o outro ícone da geração, Rogério Ceni, aconteçam. Quem foi melhor? Quem ganhou mais? Quem foi mais importante? Quem foi o titular na Copa-2002? Quem foi mais ídolo? Sinceramente, isso tudo não interessa. Ambos são GÊNIOS, incomparáveis, históricos. E, acima de tudo, grandes amigos e admiradores mútuos.

São Marcos, como um amante de futebol, lhe agradeço por tudo o que você fez por este esporte. Foi uma honra acompanhar a sua carreira, suas entrevistas e sua personalidade forte ao longo de 20 anos. Espero ansiosamente por sua biografia, que será lançada ainda em 2012. Acima de tudo, obrigado.

Frases marcantes do Santo

Marcos semrpe foi reconhecido por sua personalidade forte dentro e fora dos gramados. Existem vários momentos marcantes do goleiro, como tomar um café quente em uma noite fria durante um jogo de Libertadores (e ser sacaneado pelo time rival no jogo de volta). Aqui vão algumas das frases marcantes do goleiro:

“Já fiz grandes defesas, mas todo mundo diz que a mais importante foi o pênalti que defendi do Marcelinho Carioca, na Libertadores. Eliminar o Corinthians, pegando um chute dele realmente ficou marcado. E claro que me adiantei. Se o goleiro não fizer isso, ele bate com a cabeça na trave”

“O Diego Cavalieri não vai sentir a pressão por me ver sentado no banco de reservas. Na seleção brasileira, eu era o titular e os reservas eram o Dida e o Rogério Ceni. Isso sim era pressão. Com dois dos melhores goleiros do mundo ali eu era proibido de errar na Copa do Mundo de 2002″



"Acho que a torcida grita meu nome no estádio porque sou 'xarope' (risos). Minha sinceridade existe desde quando eu me tornei jogador de futebol. Talvez isso tenha cativado os torcedores do Palmeiras e também dos outros clubes. Mas, no futebol, talvez não seja bom ser tão autêntico. Outro dia, falei que o time não jogou bem e fizeram um escândalo. Distorceram e falaram que critiquei o time. Não fiz isso. Mas como é o Marcos, é outra história. Já estou me policiando. Nesse último jogo provei que melhorei um pouco, pois nem entrevista eu dei (risos)."

"Com 16 anos de clube, eu não consigo ser só profissional. Nunca fiz média com ninguém. Se a torcida gosta de mim, foi pelas coisas que conquistei. Foi por ter quebrado a clavícula ao me jogar na bola numa dividida. Foi por ter deixado de lado uma proposta de 45 milhões do Arsenal-ING para ficar aqui e jogar a Série B. Eu deixei de agir só com a razão. Às vezes, faço as coisas com o coração, como um verdadeiro torcedor. Eu gosto demais do Palmeiras e só faço as coisas para ajudar. Mas sei que isso às vezes atrapalha."

"Agora vocês sabem, no Palmeiras sempre tem um Cristo para crucificar e com certeza vai ser eu. Ninguém jogou porcaria nenhuma e vão falar que sou eu o culpado. O Felipão pediu para eu jogar e não sou pipoca. Disse para ele: pode me por. Mas se soubesse que o time estava na nhaca dessa de hoje falava para não me colocar", desabafou, após a derrota por 6 a 0 para o Coritiba pela Copa do Brasil de 2010.

Números: Palmeiras: 532 Jogos; 681 Gols Sofridos
Títulos: Torneio Lev Yashin (Rússia): 1994
Copa Euro-América: 1996
Taça Governador de Goiás: 1997
Torneio Maria Quitéria: 1997
Troféu Naranja: 1997
Troféu Gustavo Lacerda Beltrame: 2010
Campeonato Brasileiro:1993 e 1994
Torneio Rio-São Paulo: 1993 e 2000
Campeonato Paulista: 1993, 1994, 1996 e 2008
Copa Mercosul: 1998
Copa do Brasil: 1998
Copa Libertadores da América: 1999
Copa dos Campeões: 2000
Campeonato Brasileiro Série B: 2003

Brasil: 29 Jogos
Copa América: 1999
Copa do Mundo: 2002
Copa das Confederações: 2005

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Affiliate Network Reviews