Emerson Leão voltou ao comando técnico do São Paulo FC nesta segunda-feira (24). Depois de mais um empate sofrível no fim de semana, a diretoria tricolor resolveu reagir e tomar uma atitude. Contratou o técnico mais "linha dura" disponível no mercado para dar um sacode no acomodado elenco.
Situação que me faz lembrar a primeira passagem de Leão pelo São Paulo, em 2004. Naquela ocasião, Leão também pegava um time em crise, que acabava de perder uma Libertadores, uma equipe jovem sem identidade com alguns pilares de experiência que não estavam jogando bem, como Rogério Ceni e César Sampaio. Leão instaurou o esquema 3-5-2 no time, arrumou a defesa, transformou aquele time até então apático em um grupo "cascudo" e brigador, que no ano seguinte viria a ser campeão estadual, continental e mundial.
Sete anos depois, a tarefa é parecida. O São Paulo FC tem um dos melhores elencos do país, mas alguns jogadores se encontram em uma posição acomodada e apática. Leão foi uma boa escolha feita pela diretoria, até porque seu contrato vai até o fim de 2011, com a possibilidade de renovação em 2012. O SPFC disputa a Copa Sulamericana, um título internacional (como a torcida gosta) que ainda por cima vale vaga à Libertadores-2012. Um choque de realidade nos jogadores será muito bem vindo neste momento.
Pesa contra Leão o fato de não gostar de jogadores gringos (ele mesmo já declarou isso), e o São Paulo conta com dois (Piris e Cañete).
Pesa a favor de Leão saber enquadrar jogadores jovens e utilizá-los.
Leão no SPFC em 2004:
45 Jogos
27 vitórias
12 empates
6 derrotas
103 gols pró
46 gols contra
68,8 % aproveitamento
0 comentários:
Postar um comentário