terça-feira, 11 de janeiro de 2011

A vitória dos A$$i$


Esse texto tem como objetivo ser sincero, sem papas na língua, assim como o autor desse blog e ao contrário da maioria da imprensa esportiva. Vamos discutir a nova novela do dez, Ronaldinho.

O craque que tinha potencial de gênio ( e do qual fui fã nº1, nos tempos de Barça) decidiu voltar ao Brasil em 2010. O AC Milan não dificultou. Por quê? Pelo simples fato de R10 ganhar muito e produzir pouco nos rossoneros. Não tava valendo a pena investir em Ronni.

O Palmeiras o procurou em julho de 2010, mas o time italiano foi resistente a tentativa. Em dezembro, o Milan percebeu que era melhor vender R10. Palmeiras foi atrás, junto a Grêmio e Flamengo. A cada dia, o irmão e empresário do jogador, Assis, falava para uma destas equipes que o craque estava 99% fechado com elas. Disse também para o Palmeiras não se perocupar com o Flamengo, pois lá ele não jogaria. O Grêmio quase fechou com ele, segundo o presidente Paulo Odone, mas a cada dia Assis impunha mais um termo, que o Grêmio estava disposto a cumprir. Mas raiava um novo dia, e lá estava Assis exigindo algo de novo para o Grêmio. E, simultaneamente, para Palmeiras e Flamengo.

Felipão comemorou a chegada do atacante. O Grêmio instalou equipamentos de show no Estádio Olímpico. O Flamengo se dizia 99% acertado desde o início de janeiro. Mesma data em que Assis dizia ter fechado com o clube paulista.

Nos últimos dias, Grêmio e Palemiras perceberam o que muitos clubes não conseguem. Que são imensamente maiores que Ronaldinho ou qualquer outra "estrela" do futebol mundial. E assim desistiram do craque, deixando o Flamengo, de 30 milhões de torcedores mais Galliani (vice presidente do Milan), livres para fechar o negócio.

Os Assis provaram serem gananciosos e falsos. Não amam o Grêmio, querendo corrigir o erro de 10 anos atrás? Não fecharam ou deram prioridade ao Palmeiras, que foi o primeiro interessado e cumpriu com tudoà risca? Não, não fizeram isso.

É bom salientar que o CR Flamengo não teve culpa nenhuma nessa novela. Fez o que tinha de ser feito, assim como os outros. A diferença é que foi o escolhido no final. Por que? Porque o Flamengo é o time de maior torcida? Mídia? Luxemburgo? A chance de ele voltar à Seleção cresce com ele na Gávea?

Nada disso. O AC Milan é uma vitrine tã grande quanto o Flamengo. E igual ao Grêmo e Palemiras, que não são nem um pouco inferiores aos rubronegros. Ronaldinho foi para o Flamengo pois sabe que lá a rédea é solta. Historicamente sempre foi assim. Vide os casos de Adriano e Vágner Love em 2010. Ou Romário, Edmundo e tantos outros que mandaram e desmandaram por lá nos últimos anos. R10 também foi pra lá pra curtir o Rio. Ah, o Rio de Janeiro. Praias, mulheres gostosas, fio dentais sob o sol escaldante, pagode, cerveja e samba. Boêmio que é boêmio não pularia fora dessa. Você pularia? Ronaldinho não. Vai passar os dentes em tudo quanto é mulher gostosa por lá (isso é de dar inveja mesmo) e curtir a vida. Seleção? Já ligou o "foda-se" pra ela há anos.

Espero, sinceramente, que Ronaldinho volte a nos encantar. Aqui nem é tão difiícil pra quem realmente tem talento. Vide Ronaldo, que gordo, com dois joelhos operados e fumando dois maços de cigarro por dia é o melhor atacante do país. Pra mim, disparado. Ronaldinho pode renascer a mística da camisa 10 da Gávea que um dia foi de Zico. E não só do Rubro negro, mas de todo o país, já que só Paulo Henrique Ganso tem talento para honrar a 10 no futeol brasileiro de hoje. Camisa essa que um dia foi de craques eternos como Raí, Alex e Edmundo, pra não citar outros.

Enfim, no mundo podre em que vivemos, onde valores e respeito são termos quase pejorativos, principalmente em termos de futebol, mais uma vez o dinheiro falou mais alto no final. Ganhou quem pagou mais e teve mais paciência no final do leilão. Mas que a família Assis não pise tão cedo em solos gremistas. Porque o bicho vai pegar lá quando R10 adentrar o Rio Grande do Sul novamente. Ah vai.

Essa coluna foi escrita ao som de "Money", da (essa sim) genial banda britânica Pink Floyd.

Imagens: Alexandre Vidal/Divulgação; Charge feita por Gustavo Duarte

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Affiliate Network Reviews