segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Quanto vale o seu sucesso para um rival?

100 anos de história. Um dos maiores ídolos mundiais em seu time. A 2ª maior torcida do país. Vice liderança do nacional. O anúncio do tão sonhado estádio próprio. Tudo isso poderia ser motivo de orgulho para qualquer torcedor de qualquer equipe de futebol. Mas não para o Corinthians. Parece que ultimamente o torcedor da Fiel só encontra sua "alegria" ao tentar debochar de seu maior rival deste século XXI, o São Paulo FC.

Virou praxe pelos lados do Parque São Jorge a prática da ironia contra o rival. O presidente Andres Sanchez só aparece na mídia quanto cita o SPFC. São sempre piadas maldosas e de mal gosto, como o vídeo de um veado trajado das cores do rival na comemoração de 99 anos do Corinthians, ano passado. Andres pediu desculpas, disse que foi um ato de outra pessoa da diretoria sem ele saber. Mas, cá pra nós, o vídeo seria lançado sem o aval do presidente do clube? E repetido nas comemorações dos 100 anos? Francamente, não!

Por falar na festa do Centenário, um dos motivos de maior delírio dos presentes foi quando o volante Elias, carrasco do Tricolor Paulista, subiu ao palco e entoou cantos ao rival, chamando-o de "timinho de Libertadores". Ora bolas, se uma equipe que ganha por 3 vezes o maior campeonato do continente é um timinho, o que seria o que não ganha nenhuma?

A inveja, infelizmente, é praxe no Brasil. Quando alguém faz sucesso, incomoda. A própria torcida do São Paulo costuma lembrar do rival quase sempre. Quando ganhou o tri-hexa nacional, os torcedores entoavam cantos contra o Corinthians. Diretores como Marco Aurélio Cunha também só aparecem quando zoam o rival. Mas, ultimamente, ninguém passa tanto dos limites como Andres Sanchez.

Isso tudo sem contar no óbvio complô contra o Morumbi para a sede paulista da Copa-14. O chefe da delegação brasileira no último mundial foi Andres, que estreitou os laços com Ricardo Teixeira, presidente da CBF. Em uma palestra para alunos de uma faculdade na semana passada, Andres disse que seu primeiro objetivo como presidente do Corinthians era não deixar o Morumbi ser a sede da Copa. Disse depois que se tratava apenas de uma brincadeira. Será? Dias depois, o Fielzão, tão esperado estádio alviengro, foi anunciado e oficializado como a sede da abertuda do mundial no Brasil. Mesmo sendo um projeto de capacidade inferior (45 mil pessoas) ao que a FIFA exige (65 mil). Mesmo sendo um projeto ainda, que depende de um bocado de variáves, como aspectos geológicos, infra estrutura local etc.

Minha conclusão é que Andres está sendo um grande presidente para o Corinthians. Tirou o time do buraco da 2ª divisão, devolveu o orgulho à sua torcida, trouxe o fenômeno Ronaldo, foi campeão da Copa do Brasil e do Paulista de 2009 e conseguiu o sonhado estádio próprio. Mas falha ao desrespeitar, e muito, a entidade do São Paulo FC e seus torcedores. O Corinthians é muito grande para esse tipo de gozações, e de só ser feliz quando tira um sarro do rival. O São Paulo também é gigante demais para ser desrespeitado dessa forma, com todos os seus títulos, torcida e história. Quando o Corinthians deixar de se preocupar com o rival, poderá ganhar sua Libertadores e triunfar. Até lá, estará fadado cada vez mais a viver na sombra do rival se continuar com a prática da inveja deliberada.

3 comentários:

Unknown disse...

Um time de ratazanas. Sem índole, sem moral. Acham que o mundo gira ao redor de suas cloacas.

É gente de quem se deve mater a distância. Por questões de higiene.

Para concluir: só afirmarei que o Coríntias tem estádio NO DIA DA INAUGURAÇÃO. Até lá, é apenas mais uma maquete. Com grande chance de jamais sair do chão (malditos tubos da Petrobras...).

E se não sair do chão... que elas se preparem.

Unknown disse...

Infelizmente no Brasil esse tipo de dirigentes faz sucesso, pq a mídia adora esse tipo de baixaria pq dá audiência e claro em se tratando do curintians o queridinho da imprensa eles podem falar tudo o q querem, eu queria ver se algum clube fizesse a mesma coisa em relação à eles, será q a imprensa iria gostar?

Vinícius Ramos disse...

Assino embaixo do que você disse, Heron!

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Affiliate Network Reviews