terça-feira, 25 de junho de 2013

Laurent Blanc é o novo treinador do PSG

                                                                                               Imagem: Divulgação/PSG

A maior novela envolvendo o Paris Saint-Germain em 2013 finalmente chegou ao seu fim. Após a saída de Carlo Ancelotti, o clube da capital francesa procurou vários nomes no mercado para assumir o comando técnico do time, mas após a recusa dos preferidos, os atuais campeões franceses acertaram com Laurent Blanc, ex-técnico do Bordeaux e da França.

Lista dos treinadores do PSG antes de Blanc
A lista de recusas não foi pequena: José Mourinho, Arsène Wenger, Raphael Benitez, Manuel Pellegrini, Roberto Mancini, Guus Hiddink, Michael Laudrup, André Villas-Boas e Fabio Capello foram supostamente procurados por Nasser al-Khelaïfi, mas rejeitaram o contrato oferecido.

Blanc, com curta carreira como treinador, estava desempregado desde agosto de 2012 e teve seu nome especulado também nos italianos AS Roma e Internazionale nesta temporada. Um dos maiores nomes do futebol francês, o ex-jogador era o capitão dos Bleus nas conquistas da Copa do Mundo 1998 e Euro 2000, além de ter acumulado passagens por Olympique de Marselha, Napoli, FC Barcelona, Internazionale, Manchester United e outros grandes clubes.

Assumiu como treinador no Bordeaux em 2007 e levou os girondinos ao vice-campeonato francês logo de cara. Na temporada seguinte, conseguiu o tão esperado título da Ligue 1, quebrando uma série de sete títulos consecutivos do Lyon, e ainda descolou a taça da Copa da Liga e do Troféu dos Campeões (a Supercopa da França). Em 2010, o sucesso de Blanc e do Bordeaux continuou, com a classificação em primeiro lugar em seu grupo na Liga dos Campeões (vencendo o Bayern de Munique duas vezes e vencendo uma e empatando outra contra a Juventus, que acabou eliminada). Nas oitavas de finais, venceu os dois jogos diante do Olympiakos, mas foi eliminado pelo Lyon nas quartas de finais. Na Ligue 1, terminou em um decepcionante sexto lugar e a temporada ainda teve uma derrota na final da Copa da Liga para o Marselha.

Com um excelente currículo para um treinador em início de carreira, além da identificação com o povo francês por sua história como jogador, Blanc foi assumir a “bomba” de comandar a França em 2010 após a campanha traumática na Copa do Mundo e um time em frangalhos deixado por Raymond Domenech. Blanc conseguiu reconstruir os Bleus dentro e fora de campo e se classificou para a Euro 2012, vencendo amistosos diante do Brasil e Inglaterra durante o percurso. No torneio continental, mais uma vez alguns problemas de indisciplina atrapalharam a seleção francesa, que fez campanha aquém do esperado e foi eliminada pela Espanha nas oitavas. Cansado e com um relacionamento cada vez mais tenso com o presidente da Federação Francesa de Futebol, Noël Le Graët, Blanc foi demitido e cedeu o lugar para Didier Deschamps, que tem um perfil mais autoritário. Antes amigos, Blanc não escondeu sua mágoa com Didier pela forma que ele assumiu seu lugar nos Bleus.

Agora, Laurent Blanc assume o PSG com contrato de dois anos mais um de opção e a missão de manter o clube no topo do futebol francês, além de brigar de vez pelo título europeu. Como em todos os times recheado de estrelas, a maior preocupação está na forma como irá administrar o vestiário do Paris. Taticamente, Blanc gosta de armar times ofensivos e poderá agradar a exigente torcida parisiense, que se incomodava com a postura defensiva de Ancelotti.

Como treinador: 

Bordeaux: 159 jogos, com 93 vitórias, 31 empates e 35 derrotas.
* Na Ligue 1, disputou 114 partidas e teve 57,8% de aproveitamento (65v, 24e, 25d), recorde de um treinador bordelais.

França: 27 jogos, com 16 vitórias, 7 empates e 4 derrotas

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Affiliate Network Reviews