sexta-feira, 22 de março de 2013

Histórico: Paris Saint-Germain FC x FC Barcelona


Paris Saint-Germain e Barcelona farão dois dos jogos mais aguardados na Europa nesta temporada. Tanto é que todos os ingressos para a partida na capital francesa foram vendidos em menos de um dia.

Apesar de serem equipes com tradição distantes em relação à competições europeias, o confronto entre PSG e Barça mostra um grande equilíbrio. Mais tradicional, o Barça venceu apenas uma vez o adversário, justo em uma final de campeonato. Em compensação, o Paris eliminou o timaço catalão de uma Liga dos Campeões, com gol do brasileiro Raí. Confira o resumo dos três jogos oficiais entre Paris Saint-Germain e Barcelona.

Empate na Catalunha 

Era apenas a segunda participação do PSG na história da Champions League, mas os Rouge et Bleus faziam campanha fantástica, com seis vitórias em seis jogos na primeira fase (batendo inclusive o poderoso Bayern de Munique na Bavária). Comandados pelos brasileiros Raí e Valdo no meio, Lama na defesa, Weah e Ginola no ataque e Luis Fernandez no banco, o PSG conseguiu arrancar um empate contra o Barcelona do técnico Cruyff na Catalunha.



Após um primeiro tempo sem gols, o Barça abriu o placar em incrível gol contra do goleiro Bernard Lama, mas George Weah, artilheiro daquela edição da UCL, empatou de cabeça, após cobrança de falta de Valdo.

Raí e Guérin brilham em noite histórica 

O ambiente para o jogo de volta, em Paris, era de uma final. Com o Parc des Princes virando um caldeirão, a noite só poderia ser épica. Seja para qual lado fosse.

No primeiro tempo, o PSG acertou a trave três vezes, com Weah, Raí e Ginola (2x), mas o Barça também teve um gol incrível perdido por Begiristain. Na volta do intervalo, o Barcelona abriu o placar logo aos 50’, com Bakero, de cabeça. O gol desestabilizou um pouco o PSG e sua torcida, até Ginola acertar mais uma vez o travessão e inflamar os parisienes. Aos 73’, Raí (ainda com a camisa 5, já que a 10 era de Valdo) subiu mais alto do que a defesa catalã e empatou o jogo. Dez minutos depois, o Parc explodiu de vez quando Vincent Guérin acertou um chute de fora da área e virou para o PSG. Era a classificação do maior time da história do clube, acabando de vez com a era do Dream Team do Barcelona de Stoichkov, Hagi, Koeman, Guardiola e companhia.



*Curiosidade: O goleiro do Barcelona em ambos os jogos era Carles Busquets, pai do hoje meio-campista culé Sergio Busquets.

Revanche na Recopa com gol de Ronaldo 

Dois anos depois, as equipes voltaram a se enfrentar, desta vez em Roterdã, na final da Recopa. Atual campeão, o PSG era regido por Raí e Leonardo e defendia o título contra o Barcelona dos jovens Figo, Luis Enrique, De La Peña e Ronaldo, além dos experientes Guardiola e Stoichkov.

O Barça fez o único gol de jogo com Ronaldo, em cobrança de pênalti sofrido por ele mesmo em falta de Bruno N'Gotty. O PSG assustou o Barça na segunda etapa, com a bola na trave de Loko, mas os catalães responderam com Luis Figo acertando o poste duas vezes na mesma jogada, já no final do jogo. Vitória e título para o Barcelona.


Melhores Momentos


Jogo Completo - Detalhe para a trilha sonora de Guerra nas Estrelas que tocou antes do início da peleja

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Affiliate Network Reviews