![]() |
| Em 2005, Santo André surpreendeu em pleno Maracanã |
A pergunta feita no título não é de fácil resposta. A Copa do Brasil é um torneio já tradicionalmente conhecido por suas zebras, como no campeonato vencido pelo Criciúma em 1989, ou por Juventude (1999), Santo André (2004) e Paulista (2005) ganhos em pleno Rio de Janeiro contra Botafogo, Flamengo e Fluminense, respectivamente. Mas e em 2012, quem são os candidatos à surpresa? E quem são os favoritos? O Tabela Online usa a sua bola de cristal para fazer um raio-x do torneio mais democrático do país.
Zebras:
Atlético – GO: A boa campanha no Brasileirão-11 credencia o Dragão à zebra este ano. Bida e Marcão continuam na equipe, que perdeu o bom zagueiro Anderson para o Fluminense mas trouxe Fernando Bob, revelação do Tricolor Carioca.
Atlético – PR: Rebaixado em 2011, o Furacão tenta se reerguer este ano e aposta mais uma vez no talento do experiente Paulo Baier e de Marcinho. O atacante Bruno Mineiro vem se destacando no time que conquistou o primeiro turno do Campeonato Paranaense. A Arena da Baixada seria um trunfo para o time se não estivesse em reformas para a Copa de 2014.
Bahia: Quase rebaixado em 2011, o time agora é comandado por Paulo Roberto Falcão. Vem jogando bem no Campeonato Bahiano com um time de jogadores “exilados dos grandes”, como Fahel, Lulinha, Ciro, Morais, Zé Roberto e Souza. Quem sabe este ano?
Figueirense: O Alvinegro surpreendeu ao quase se classificar para a Libertadores em 2011, na excelente campanha do Brasileirão. Com o destaque, o time sofreu com as perdas importantes de Bruno, Roger Carvalho, Edson Silva, Juninho, Maicon e Wellington Nem. Um time desconfigurado e que terá de se reconstruir para brigar por um título nacional em 2012.
Goiás: Ainda na Série B do Brasileirão, o Esmeraldino não parece ter força para ser campeão nacional este ano. Iarley é a carta na manga. Muito pouco.
Guarani: A ótima campanha no Campeonato Paulista credencia o Bugre a voar mais alto na Copa do Brasil também. O zagueiro Domingos é o líder deste time, que também conta com o experiente Fumagalli e a revelação Ronaldo.
Náutico: A maior aposta do Alvirrubro deverá ser, de novo, o Estádio dos Aflitos. Mesmo assim, os comandados de Waldemar Lemos não parecem ter forças para derrubar nenhum grande este ano.
Ponte Preta: Subiu da Série B para a A no Brasileirão em 2011, mas não vem empolgando no Campeonato Paulista. Está bem atrás do rival Guarani e depende muito de Renato Cajá, que parece outro quando veste a camisa da Macaca. Candidato a zebra, no máximo.
Portuguesa: A “Barcelusa” de 2011 ficou no passado. O time de 2012 vem tendo dificuldades no Campeonato Paulista e está longe de empolgar como no ano passado. Além disso, perdeu talentos como Marco Antônio e Edno. Pode ser mero espectador este ano se não se reforçar.
Sport: Campeão em 2008, o time não tem o caldeirão da Ilha do Retiro – ou Ilha de Lost na campanha vitoriosa de quatro anos atrás – como uma arma tão importante desta vez. A experiência de Marcelinho Paraíba e do goleiro Magrão são as principais armas do Leão de Recife.
Vitória: Comandado por Toninho Cerezo (que já está balançando no cargo), o Leão Baiano vem tropeçando no Campeonato Baiano. A exemplo de seu rival, é mais um clube de exilados da bola, como os zagueiros Rodrigo (ex São Paulo) e Victor Ramos (ex Vasco e mais conhecido como namorado da ex-panicat Nicole Bahls) e os meias Lúcio Flávio, Pedro Ken e Tartá. Não parece ser o Vitória de anos atrás que assustava os grandes.


09:13
Vinícius Ramos

Postado em: 
0 comentários:
Postar um comentário