sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Estrelas do Superclássico - Xavi Hernández



Um maestro. O toque de romantismo ao futebol moderno cada vez mais físico. Um baixinho de 1,70 m com um talento do tamanho do orgulho do povo da Catalunha.

Xavier Hernández i Creu nasceu no dia 25 de janeiro de 1980 em Terrasa, uma cidade catalã com pouco mais de 198 mil pessoas. Desde pequeno, Xavi mostrava ser diferenciado. Aos 5 anos de idade, Xavi começou a jogar numa escolinha de futebol, e nessa idade é comum que as crianças não tenham noção de posicionamento, portanto correm todos para o ataque, vão aonde a bola está. Só que o menino Xavi ficava parado no meio de campo e os adultos estranhavam esse comportamento. Certo dia seu pai lhe perguntou: "Filho, porque você está aí parado e não vai ao ataque como os outros meninos?", Xavi, com 5 anos de idade respondeu: "Porque se eu não estiver aqui, a bola não chegará até lá".Seis anos depois, em 1991, o pai de Xavi, resolveu colocá-lo nas categorias de base do Barcelona.



Começava assim a trajetória de um dos maiores atletas do FC Barcelona. Em 18 de agosto de 1998 o técnico holandês Louis Van Gaal resolveu apostar na joia das categorias de base de la Masia, apontado por Pep Guardiola como o seu futuro sucessor no time principal.Xavi participou da vitória contra o Mallorca pela Supercopa da Espanha e ainda marcou um gol em sua estreia. No ano seguinte, comemorou ao lado de estrelas já consagradas como Rivaldo e Kluivert o título de La Liga no ano do centenário culé.

Guardiola saiu do Barça em 2001 e, como "profetizado", Xavi assumiu o seu lugar. Desde então, comanda o meio de campo culé com maestria, sendo apontado como um dos maiores jogadores da história do Barça e do futebol mundial. Xavi também exerce um papel de liderança, sendo uma espécie de vice-capitão do time, depois de Carles Puyol. No dia 2 de janeiro de 2011, Xavi ultrapassou a marca de Migueli e se tornou o jogador que mais vestiu a camisa blaugrana na história, com 549 partidas (são 599 até a data deste post).



Xavi Hernández tem muitos títulos em seu currículo, como uma Copa do Mundo, seis La Ligas, um Mundial Interclubes e três Champions League. Mas a sua sede de vitórias parece ser inesgotável, o transformando talvez no maior simbolo do FC Barcelona desta geração e no maior meio campista do futebol moderno. Gênio.

Confira dois vídeos especiais sobre Xavi Hernández. O primeiro é sobre uma garotinha holandesa que tinha o sonho de conhecê-lo, após o título mundial da Espanha em 2010.



Os dois próximos são homenagens ao craque.







0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Affiliate Network Reviews