sábado, 17 de agosto de 2013

Just Fontaine, maior artilheiro de uma Copa, completa 80 anos


O recorde mais antigo da história do esporte continua de pé. Desde 1958, ninguém conseguiu bater a marca de Just Fontaine, marroquino que defendeu as cores da França no Mundial da Suécia daquele ano, fazendo 13 gols em uma única edição.

Natural de Marrakech, Fontaine é filho de pai francês e mãe espanhola. Começou a carreira no tradicional USM de Casablanca (Marrocos), mas logo se transferiu para o Nice em 1953 e iniciou sua aventura na França. Por Les Aiglons, fez 43 gols em 69 jogos, ganhando a Copa da França em 1954 e o Campeonato Francês em 1956. Assim, acabou se transferindo para o maior clube francês da época, o Stade de Reims. 

No Rouge et Blanc, chegou para substituir o ídolo Raymond Kopa, que havia se transferido ao Real Madrid. Foram 122 gols em 131 jogos durante seis temporadas arrasadoras que culminaram em três Campeonatos Franceses, uma Copa da França, duas Supercopas da França e um vice da Liga dos Campeões da Europa.

Mas seu momento mais iluminado foi em 1958, na mítica Copa do Mundo da Suécia. Com a contusão de Thadée Cisowski, o técnico dos Bleus Albert Batteaux escalou Just Fontaine ao lado de Kopa. E não se arrependeu.

"O Justo era o atacante que correspondia perfeitamente ao meu estilo de jogo, porque ele pressentia o que eu estava fazendo e eu tinha certeza de que iria achá-lo ao final de um drible", disse Kopa, melhor jogador daquele Mundial.

Baixinho (1,74m), Fontaine mostrou seu repertório de velocidade, dribles curtos, chutes certeiros e boa impulsão. "Pulo tão alto para cabecear a bola que, quando desço, tenho neve nos cabelos", brincou uma vez. O “Justo”, como era chamado, estava endiabrado naquele Mundial. Com a camisa 17, fez 13 gols - sete de direita, cinco de canhota e um de cabeça -, marca até hoje insuperável. A França só foi eliminada nas semifinais para o Brasil de Pelé, Didi e Garrincha.

Todos os 13 gols de Fontaine na Suécia em 1958

“Fiz os gols porque o meu entrosamento com o Kopa foi bom desde o começo, porque todos estávamos felizes de jogar juntos e porque a equipe praticava um futebol ofensivo. Em seis partidas, chegamos a fazer 23 gols", disse o artilheiro.

Fontaine e Jairzinho - em 1970 - são os únicos jogadores a marcarem ao menos um gol por partida de Copa do Mundo. Just marcou 30 gols em 21 jogos pelos Bleus, média de 1,43 gol por jogo, e é atualmente o quinto maior artilheiro da história da seleção, ao lado de Jean-Pierre Papin.

Sua carreira foi abreviada em março de 1960, quando fraturou a tíbia e o perônio da perna direita em jogo contra o Sochaux e nunca conseguiu se recuperar totalmente da lesão, tendo problemas até hoje. Depois de se aposentar como atleta, fundou a União Nacional dos Futebolistas Profissionais, o sindicato dos jogadores da França. Foi também técnico, assumindo a França – sendo demitido após dois jogos -, Paris Saint-Germain, Toulouse e a seleção de Marrocos.

Hoje, mora na Rue Franc 13, centro de Toulouse, cercado de troféus como um fuzil entregue por um jornal sueco pela artilharia de 58 e uma chuteira de ouro presenteada pelo inglês Gary Lineker, artilheiro do Mundial de 1986.

Neste domingo, 18 de agosto de 2013, Just Fontaine completa 80 anos com muita lucidez e ainda colhendo as glórias de manter o recorde mais antigo da história do esporte mundial. “Eu achei, por muito tempo, que alguém fosse capaz de bater meu recorde, mas já se passaram 55 anos e até agora nada. Atualmente, eu começo a duvidar dessa possibilidade”, afirmou a lenda ao site Globoesporte.com.

Curiosidade: 

Fontaine quase atuou no Brasil. “Em 1959, um ano depois de eu ter vivido meu auge na Copa da Suécia, o Botafogo ligou para o presidente do Reims porque queria me contratar. A transferência, infelizmente, não aconteceu porque o Kopa já havia saído alguns anos antes para Real Madrid. E o presidente não queria que outro atacante da equipe saísse. Tanto que eu tinha um contrato de três anos, assinado. Acho que o dinheiro era pouco para garantir a transferência, não sei. Nesse período de 'indecisão', já em 1960, quebrei minha perna e não pude seguir com a minha carreira depois. Eu gostaria muito de ter jogado no Brasil porque adoro o futebol brasileiro”, afirmou o atacante, que chegou até a pedir para Pelé autografar seu gesso em 1960.

Artilharia da Copa do Mundo

13 gols: Just Fontaine (FRA) em 1958
11 gols: Sandor Kocsis (HUN) em 1954
10 gols: Gerd Müller (GER) em 1970
9 gols: Ademir (BRA) em 1950 e Eusébio (POR) em 1966
8 gols: Guillermo Stábile (ARG) em 1930 e Ronaldo (BRA) em 2002

Jogadores com mais gols na história da Copa do Mundo

15 gols: Ronaldo (BRA) em três edições (1998, 2002 e 2006)
14 gols: Gerd Müller (GER) em duas edições (1970 e 1974) e Miroslav Klose (GER) em três edições (2002, 2006 e 2010)
13 gols: Just Fontaine (FRA) em 1958 
12 gols: Pelé (BRA) em quatro edições (1958, 1962, 1966 e 1970)
11 gols: Sandor Kocsis (HUN) em 1954 e Jürgen Klinsmann (GER) em três edições (1990, 1994 e 1998)

Imagens: Getty Images

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Affiliate Network Reviews