domingo, 1 de abril de 2012

Os erros e acertos de Leão em Itu

                          saopaulofc.net

São doze jogos de invencibilidade e nove vitórias seguidas, com 44 gols a favor e 19 contra. Sem dúvida o trabalho de Leão no comando do São Paulo FC em 2012 traz números bastante positivos. Mas nem toda a frieza matemática pode dizer se o time está preparado para disputar os títulos este ano. Em Itu, o Sampa venceu o Ituano de virada por 4 a 2 em dois tempos distintos. Vamos dividir por tempos e tópicos os erros e acertos de Leão neste jogo e sintetizar a temporada em geral do Tricolor.

1º Tempo

Erros

Escalação – Fabrício finalmente parece ter se recuperado de lesão na panturrilha direita e foi titular em campo. O volante não jogava desde o dia 22/02, quando atuou por 22 minutos. Entrou sem ritmo de jogo e fora de sintonia com Denílson, que ficou muito preso para ajudar o companheiro.

Lesão de Cortez – O camisa 6 havia jogado os 90 minutos de todas as 18 partidas do time este ano. Lógico que mais cedo ou mais tarde seu corpo daria sinais de cansaço. Em seu lugar entrou o bom lateral Henrique Miranda, de apenas 18 anos, mas que sentiu a falta de ritmo e o peso de entrar como titular no jogo de hoje. Não defendia nem atacava.

Fernandinho – Apesar de jogar com a camisa 12, o atacante não quer ser o décimo segundo jogador do time. Mas para isso precisa entrar ligado quando começa de titular. Não fechava como segundo atacante na área quando o time atacava pela direita e nem voltava para ajudar na marcação como costuma fazer quando entra no decorrer do jogo.

Linhas distantes – O São Paulo FC não marcava a saída de bola e suas linhas em campo estavam distantes. Os volantes estavam muito próximo a zaga e distantes dos meias. Com isso, o Ituano ganhava o meio campo quando tinha a bola.

Linhas e jogadores distantes em campo.
Falta de aproximação – É nítido que este é o maior defeito que Leão precisa corrigir no São Paulo. Em cinco meses no comando, o time não tem triangulações e, por isso, depende muito do individualismo de seus jogadores. Neste domingo, Cícero não fez bem o papel de armador central quando tinha de encostar nos pontas e centroavante. Os volantes também não saíam para armar o jogo. Para um time que já tem jogadores com características individuais, se ninguém encostar no outro para tabelar cada vez mais os atletas tentarão resolver sozinhos.

Acertos

Piris – O limitado lateral direito vem subindo aos poucos de produção nos últimos jogos. Está mais atento na marcação e apoiando mais e com maior qualidade.

Paulo Miranda - Bastante contestado, também vem subindo de produção ultimamente com um posicionamento melhor. Está fisicamente melhor preparado e com maior confiança. Mais um bom jogo.

2º Tempo

Erros

Excesso de individualismo -  Tá certo que dois gols saíram de belos chutes de longe, mas o São Paulo continuou a não fazer tabelas na frente da área adversária e apostar nas jogadas individuais.

Acertos

                                                                                                                                                                                 Paulo Pinto/saopaulofc.net
Jadson – Entrou muito bem em campo após o intervalo. Deu duas belas assistências nos gols de Rhodolfo e ditou o ritmo de jogo, mas mesmo assim foi "discreto" em campo, trabalhando para o time e não aparecendo muito para a torcida. Seu papel para o time foi fundamental para a diferença de postura da equipe na segunda etapa. É nítido que joga muito melhor quando é armador central com dois pontas dos seus lados do que quando joga como um meia esquerda do 4-3-2-1.

Dupla de volantes – Denílson e Cícero já estão mais acostumados a jogarem juntos e deram outra dinâmica ao meio campo. Se alternavam na marcação e apoio ao ataque e deram qualidade à saída de bola.

Postura – Marcando mais a saída de bola e compactando as linhas do time, o São Paulo dominou o adversário e não deu chances para o Ituano. Os pontas voltaram mais para ajudar na marcação e armar o time. A vontade em campo também parecia maior.

                                                                                                                                                                                 Paulo Pinto/saopaulofc.net
Lucas – Foi mais uma vez o diferencial do jogo. Driblou, correu, armou, chutou, marcou, fez de tudo, além de um golaço. Mais uma grande partida do camisa 7.

Leão tem mudado bem o time no decorrer do jogo, fazendo mexidas pontuais. Isso pode e deve ser visto por dois lados: o de que o técnico vem tendo uma ótima leitura de jogo e o de que vem escalando mal o time. Não se sabe se o time jogará no 4-3-2-1 ou no 4-2-3-1 na próxima rodada. A partir de abril deverá ser mais cobrado por um time definido, apesar de fazer um bom trabalho até então, mas ainda longe dos principais times do estado, apesar da liderança.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Affiliate Network Reviews