Pelo Paulista 2012, Ponte Preta e São Paulo fizeram um jogo brigado e disputado em campo, no Moisés Lucarelli. O Tricolor precisava de uma vitória por dois gol de diferença para garantir a liderança provisória do campeonato. Com Jadson em campo e Lucas e (principalmente) Willian inspirados, o Soberano conseguiu atingir sua meta e dormir este domingo, 05, sem ninguém a sua frente na classificação do torneio.
O São Paulo FC entrou em campo com uma formação diferente. Jadson fez a sua estreia com a camisa tricampeã mundial e Leão mudou o esquema tático. No ligar no 4-2-3-1 habitual, o time jogou no 4-3-1-2, com Maicon e Cícero como volantes, que tinhas as funções de auxiliar Jadson na armação e ajudar também na cobertura dos laterias, ponto fraco do time nos primeiros jogos. Wellington fez a função de cabeça de área. Lucas ficou perdido em campo na primeira etapa. Jogou como um ponta direita recuado, como no esquema antigo, ao invés de jogar como um segundo atacante mais avançado. Com isso, Willian ficou isolado na frente e teve de voltar várias vezes para buscar o jogo, cosia que não sabe fazer.
A Ponte tinha Leandrão isolado no ataque. Pimpão pouco apareceu ao seu lado e Renato Cajá, cérebro do time, foi anulado por Wellington. A principal jogada do time campineiro deveria ser a bola aérea, mas os laterais mal acertavam os cruzamentos.
Os donos da casa começaram pressionando e dominando a posse de bola nos primeiros cinco minutos, até Willian aproveitar um chute errado de Cícero. O camisa 19 usou o corpo e chutou prensado para o gol e abiu o placar, 1 a 0 Sampa.
O São Paulo tinha poucas jogadas pela esquerda, já que não tinha atacante por aquele lado. Cortez se adaptou à isso e passou a subir mais pelo lado, criando boas chances. Do outro lado, Piris pouco subia, mas quando fazia, executava mal. Muito mal nos cruzamentos e apoios. Em compensação, marcava muito bem atrás. Já Maicon fez boa partida, cadenciando o jogo junto a Jadson, que se esforçou mas não teve ritmo de jogo e, apesar da qualidade no toque de bola, parecia lento em campo. Maicon foi o melhor em campo na primeira etapa. Arrumou o sistema do meio campo junto a Cícero e Wellington. Bela sacada de Leão.
2º Tempo - Willian e Lucas brilham e decidem
O São Paulo começou melhor, com a posse de bola. Mas aos 9' a Ponte empatou, na bola aérea, defeito do São Paulo desde o ano passado. Guilherme subiu mais do que a zaga adversária e deixou igual, 1 a 1.
A Ponte Preta passou a ter controle do jogo, quando os técnicos resolveram mexer. No time campineiro, saiu Pimpão e entrou Rossi, que deu mais gás ao ataque. No Tricolor, Leão sacou o cansado Jadson e colocou Casemiro, alteração que mudou o jogo. Cícero virou o meia central e Casemiro fez o volante pela esquerda.
Aos 21', Casemiro lançou Cortez, que cruzou para Lucas, dentro da área, fazer o gol. O camisa 7 do São Paulo FC fez o que lhe faltou no primeiro tempo: passou a entrar mais na área, como atacante. Com isso, esteve no lugar certo para fazer o seu gol.
Leão voltou a mexer, colocando João Philipe no lugar de Piris, que estava mal em campo. Aos 29', o auxiliar errou ao marcar impedimento de Guilherme, da Ponte, lance esse que poderia dar a igualdade no marcador. Um minuto depois, Casemiro pegou a bola no campo defensivo e fez belíssimo lançamento para Lucas, que disparou na velocidade pela direita e cruzou para Willian fazer o segundo dele no jogo. 3 a 1 São Paulo FC.
A Ponte Preta sentiu o golpe e o São Paulo só administrou o jogo. Destaque para Casemiro, que entrou muito bem no jogo, como há muito tempo não se via. Com vontade e qualidade. Lucas também foi muito bem, principalmente na segunda etapa, quando o camisa 7 acertou o seu posicionamento em campo. Fez um gol de atacante e deu uma assistência de ponta.Cortez também faz belíssima partida, a melhor dele com a camisa do São Paulo FC. E, é claro, Willian foi o nome no jogo. Teve três chances e fez três gols, mas um bem anulado pelo assistente. O camisa 19, tão contestado e criticado ( e me incluo nessa barca), já tem mais gols do que Luis Fabiano no ano e é artilheiro do time junto ao Lucas.
Imagens:Marcos Ribolli / Globoesporte.com; Vipcomm
0 comentários:
Postar um comentário