Finalmente, o bom filho à casa retornou. Cesc Fàbregas, criado no FC Barcelona desde 1997 e profissionalizado no Arsenal FC em 2003, realizou exames e fechou com o clube catalão por 5 temporadas, por um preço de 40 milhões de euros segundo a imprensa, 29 milhões segundo o presidente Rosell.
Fàbregas saiu do Barça aos 16 anos para ir jogar nos Gunners e sempre manifestou o desejo de voltar ao clube blaugraná. O Barcelona, por sua vez, tentou com todas as suas forças repatriar o jogador fazem 3 anos, estendendo uma novela quase interminável, já que o Arsenal e seu técnico Arsène Wenger não queriam se desfazer de seu capitão de nenhuma forma. Mas será que o FC Barcelona precisa mesmo de um jogador como Cesc?
Não estou colocando em cheque o talento de Fàbregas, um dos melhores meias do mundo. Porém, não creio que ele terá espaço dentre os titulares. Xavi e Iniesta são titulares absolutos na posição. Mais à frente, tem um tal de Messi. A única opção seria jogar mais atrás, no lugar de Sergio Busquets. Só que o camisa 16 tem uma pegada maior para a marcação no meio campo, um carregador de piano que um time como o Barça precisa. Guardiola pode apostar em uma improvisação de Cesc nessa posição,e aí o time deve ganhar no passe e em criação, mas perderá muito na marcação. Além disso, a chegada de Fàbregas deve frear a ascensão do jovem Thiago Alcântara na equipe.
Fàbregas não era um jogador que o FC Barcelona precisava, sua chegada me cheira mais como uma opção para a futura aposentadoria de Xavi e, principalmente, uma queda de braço com o Arsenal FC. Pelo menos, a chata novela entre as equipes finalmente terminou e todas as partes poderão seguir suas vidas de agora pra frente. Para terminar, fiquem com dois vídeos de Cesc Fàbregas ainda jovem nas divisões de base do FC Barcelona, a famosa La Masia.
Imagens: Albert Olivé/EFE; Divulgação - Barcelona
0 comentários:
Postar um comentário